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quinta-feira, 26 de abril de 2012
Escola pública de aldeia indígena de Alagoas desenvolve aulas espirituais para crianças
Cerca de cem meninos e meninas participam do curso desenvolvido pelo Instituto Ruhí de Capacitação
Nesse mês de abril, cerca de cem crianças começaram a participar de aulas espirituais para crianças na tribo Kariri-Xocó, em Alagoas. A iniciativa partiu de alguns membros da comunidade bahá'í local, que apresentaram o programa educacional infantil do Instituto Ruhí à coordenação da escola pública localizada no interior da aldeia.
“As aulas estão sendo realizadas durante o horário normal da escola, como parte da grade curricular dos alunos”, contaMaria Walkíria Cardoso. “Os facilitadores das aulas também recebem o apoio das professoras da escola”, explica ela, que é membro da comunidade bahá'í local.
Os bahá'ís acreditam que, independentemente de credo, raça, etnia, religião ou outras características individuais, todos são capazes de assumir o seu protagonismo na promoção do avanço de uma civilização em constante evolução. Com o desejo único de auxiliar na construção de uma Nova Ordem Mundial baseada nos princípios de unidade, justiça, amor e desprendimento, a comunidade bahá'í local desenvolve um programa de visitas a indivíduos que possam atuar como elementos chave dessa transformação individual e coletiva.
“O pajé da tribo gostou muito das atividades bahá'ís”, conta Walkíria. “Conhecemos algumas famílias, conversamos e explicamos qual o desejo dos bahá’ís, e como é importante para nós a construção de uma Nova Civilização. E esse é o maior motivo de estarmos fazendo essas visitas”, confirma ela.
Um dos princípios basilares da Fé Bahá'í é a unicidade de Deus. Conforme explicou Horace Holley1, a partir deste ensinamento trazido por Bahá'u'lláh, “a velha concepção de religião – que separou espiritualidade das funções fundamentais de civilização, compelindo os homens a se sujeitarem a princípios conflitantes de fé, de política e de economia – foi destruída para sempre”.
A partir dessas visitas, abriu-se a possibilidade de iniciar uma turma de aulas para crianças. Já nas primeiras aulas, notou-se o interesse geral dos pequenos participantes pelas histórias de servitude de 'Abdúl-Bahá2, contadas por uma adolescente bahá’í da região.
Jovens e adultos da comunidade indígena também demonstraram o desejo de saber mais sobre os ensinamentos bahá'ís. “Uma jovem índia relatou suas inúmeras pesquisas feitas na internet sobre a Fé Bahá’í”, conta Walkíria, “e expressou com emoção seu encantamento por Bahá’u’lláh e seus ensinamentos.” Alguns dias depois, a menina teve a oportunidade de esclareceu suas dúvidas com os bahá'ís locais. “Ela abriu seu coração cheio de esperanças na Busca da Verdade”, emociona-se Walkíria.
1 Holley foi nomeado pelo guardião da Fé Bahá'í, Shoghi Effendi, como Mão da Causa de Deus, um seleto grupo de bahá'ís cuja principal função era propagar e proteger a religião bahá'í nos anos que sucederam o falecimento de 'Abdu'l-Bahá.
2 Filho de Bahá'u'lláh, Fundador da Fé Bahá’í - nasceu em Teerã, na antiga Pérsia, atual Irã. É reconhecido como o perfeito exemplo da vida bahá’í. ‘Abdu’l-Bahá foi apontado por Seu Pai como o Interprete de Seus Ensinamentos e o Centro de Seu Convênio.
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