quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sean Goldman dá entrevista a TV


Garoto, hoje morando em Nova Jersey, diz que seu pai é o 'melhor amigo'.
Guarda do menino ainda está em disputa com a família da mãe brasileira.


O garoto Sean Goldman, pivô de uma polêmica internacional sobre custódia entre seu pai americano e a família brasileira de sua mãe, deu uma entrevista que deve ir ao ar nesta sexta-feira (27) na TV americana NBC.

É a primeira vez que ele fala desde o início do caso.

Jornais americanos adiantaram partes da entrevista para o programa "Dateline NBC". Nelas, Sean diz que seu pai, David Goldman, é "seu melhor amigo" e relembra os dois anos em que vivem juntos no estado americano de Nova Jersey.

"Outros pais podem ser só pais. Mas ele é mais que um pai", diz Sean a respeito de David, que encarou uma longa disputa judicial para ter sua custódia.

Questionado sobre como era sua vida no Brasil antes da volta para os EUA, Sean, hoje com 11 anos, disse:

"Eu não estava com raiva, mas estava confuso", disse, sempre em inglês. "Onde estava meu pai? Eu tinha medo de perguntar."

Sean disse se lembrar de quando, em dezembro de 2009, foi levado do Rio de Janeiro de volta a Tinton Falls, Nova Jersey, onde hoje mora.

"Lembro de ser arrastado por ruas cheias de cinegrafistas. Muitas pessoas empurrando", disse. "E ouvir muita gritaria e gente chamando meu nome. Eu só queria escapar de todos."

"Eu lembro de ter ido ao avião, e meu pai estava olhando e acenando. Eu disse para ele se apressar porque eu queria entrar no avião e voltar para os EUA."

Disputa judicial

A disputa judicial pela guarda do garoto começou depois da morte da mãe de Sean, Bruna Bianchi, em 2008.

Antes da decisão da Justiça brasileira autorizando a permanência do garoto com o pai biológico, Sean morava no Brasil havia quase 5 anos, após ter sido trazido dos Estados Unidos pela mãe.

Já no Brasil, Bruna Bianchi se separou de David e se casou com o advogado João Paulo Lins e Silva.

Em 2008, após a morte de Bruna, o padrasto ficou com a guarda provisória da criança.

David Goldman, no entanto, entrou na Justiça e pediu o retorno da criança aos Estados Unidos.

O presidente dos EUA, Barack Obama, e a secretária de Estado, Hillary Clinton, pressionaram pela entrega de Sean.

Pai, padrasto e avós maternos da criança travaram uma batalha jurídica pela guarda do menino.

O caso começou na Justiça estadual do Rio e depois passou para a jurisdição federal.

Goldman argumentou que o Brasil violava uma convenção internacional ao negar seu direito à guarda do filho.

Já a família brasileira do garoto dizia que, por “razões socioafetivas”, o que inclui a convivência com sua meia-irmã, Chiara, ele deveria permanecer no país, ao qual já estava adaptado.

A Justiça brasileira, no entanto, ordenou a entrega do menino ao pai biológico.

A avó de Sean ainda recorre, no Supremo Tribunal Federal, da decisão judicial que o mandou morar com o pai nos Estados Unidos.

O plenário do tribunal deve analisar o caso, em data ainda não definida.

Para avó, entrevista é 'crueldade'

A avó materna de Sean, Silvana Bianchi, disse ao G1 na tarde desta quinta (26) que considera a entrevista "uma crueldade". "Não cheguei a ver e nem quero ver. Fiquei sabendo da reportagem por jornalistas, que me relataram alguns trechos do que o Sean teria dito na entrevista. Eu me reservo ao direito de não assistir porque eu acho isso uma crueldade. Eu acho que é uma exposição", afirmou Silvana.

Silvana reclamou ainda da falta de contato com o menino. "Há um ano e meio que eu não tenho uma palavra do meu neto, nenhuma palavra, nem e-mail nem telefonema. O menino está totalmente bloqueado junto ao pai. Se ele já tem tudo isso que ele mais desejava na vida, por que continua essa exposição dessa criança na imprensa? Eu acho isso uma crueldade, por isso que eu não quero ver", disse.

G1

5 comentários:

  1. Já é hora dessa senhora parar com essa disputa e procurar viver em paz com o neto e o pai.
    Quanto mais brigar mais vai afastá-lo.
    Entenda que não é dona do menino e que o pai tem todo direito de ficar com ele.
    Sean está feliz!

    ResponderExcluir
  2. Lindo como o pai.
    Agora já entende o que fizeram e já sabe o que quer.

    ResponderExcluir
  3. Essa avó tinha que parar de dar dinheiro pro neto, isso sim. Esse pai é um deitão que desde o começo vivia na aba da mulher e, agora, na do filho. A avó sacou que ele não prestava. só o tempo dirá quem estava com razão.

    ResponderExcluir
  4. A avó não está dando nada para o menino, só desgosto pelas mentiras que ela e a filha contaram para o menino nos anos que conviveu com ela.
    Tem que pagar porque perdeu na justiça, isso acontece com todas as pessoas e não só ela.

    ResponderExcluir
  5. avós sempre acham que tem direitos pela posse dos netos. A minha filha se enforcou ano passado e em uma mensagem no celular culpou a avó e a tia paterna, a cartinha q ela deixou eles queimaram,p nao serem incriminados, sofro desde o nascimento de minha menina, e a justiça não entendeu q eles erraram, filhos precisam estar com os pais, desde q os mesmos nao os explorem ou sejam dependentes químicos e possam colocar a vida dos inocentes em risco. eu sofro sozinha, nao tenho a quem pedir socorro nem sei por onde eu poderia começar, então deixo aqui meu contato caso alguém possa me sugerir algo que eu possa fazer p q o caso de minha filha seja melhor investigado.
    jgs.dotti@hotmail.com

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.