domingo, 22 de abril de 2012

Jet skis colocam banhistas em risco na Praia do Pepê, na Barra


Em Arraial do Cabo, barqueiro será notificado por não usar atracadouro

RIO - Flagrantes de imprudência na condução de jet skis na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, feitos pelo leitor Raphael Augusto Sansão, mostram motonautas em alta velocidade e a menos de 200 metros da arrebentação, desrespeitando a distância estabelecida nas Normas da Autoridade Marítima.

Para Sansão, a prática coloca em risco os milhares de banhistas que costumam frequentar o local nos fins de semana.

“Será que temos que ter um acidente para haver uma fiscalização?”, indaga ele, no relato enviado ao Eu-Repórter.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Jet Ski (BJSA), Marcelo Teixeira, acidentes graves, como o de fevereiro deste ano, que matou uma menina de três anos no litoral paulista, resultam de imprudências como as registradas pelo leitor.

- A orientação precisa ser frequente, pois sabemos que a maioria dos acidentes acontece por irresponsabilidade na condução dos jets - afirma Teixeira.

Em uma das fotos, um condutor aparece sem o cordão da chave corta-circuito preso no braço. O dispositivo desliga automaticamente o jet ski em caso de queda do motonauta. Segundo o presidente da BJSA, alguns condutores acoplam a cordinha junto ao guidão, o que faz com que o motor continue ligado, mesmo depois de uma queda:

- É uma conduta irresponsável.

Ele acrescenta ainda que todos os associados são orientados a obter a carteira de habilitação de motonauta, mais conhecida por arrais-amador, indispensável para quem deseja guiar um jet ski.

A Capitania dos Portos informa que em caso de flagrante feito pelo órgão, o responsável é notificado e autuado, ficando sujeito a multa e penalidades administrativas, que vão de suspensão temporária à cassação definitiva da habilitação.

Barco em Arraial do Cabo invade área de banhistas

Em Arraial do Cabo, novo flagrante de desrespeito à área de banhistas. A leitora Karine do Vale e Dali conta que um barqueiro chegou a jogar o barco para cima dela e do namorado no último sábado (14).

“Fui ‘expulsa’ por um barqueiro que começou a jogar o barco na minha direção - e ainda achou que estava certo. Fui obrigada a sair de onde estava para que ele não machucasse a mim ou a meu namorado”, diz ela, no relato ao Eu-Repórter.

O presidente do Fundação Instituto Pesca de Arraial do Cabo, Paulo Fernandes, afirma que todos os barcos que fazem o trajeto para a Praia do Forno - que só pode ser acessada por barco ou trilha - devem desembarcar no atracadouro do local:

- Mas sempre tem uns espertinhos querendo deixar os passageiros na praia para ganhar tempo e poder pegar outros passageiros mais rapidamente.

De acordo com a Capitania dos Portos, o dono do barco será notificado, pois deveria usar o atracadouro - revitalizado pela prefeitura e local de parada obrigatória de todas as embarcações, para embarque e desembarque de passageiros.

A fiscalização também está a cargo da Secretaria de Ordem Pública de Arraial do Cabo, porém, o secretário Fernando Lima, não retornou as ligações durante dois dias.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.