quarta-feira, 25 de abril de 2012

Polícia britânica diz que Madeleine pode estar viva e divulga foto de como seria a menina


Scotland Yard pede a Portugal a reabertura da investigação sobre Maddie McCann

A Scotland Yard anunciou nesta quarta-feira (25) que trabalha com a hipótese de que Madeleine McCann, desaparecida em Portugal há quase cinco anos, esteja viva, e apresentou uma imagem de como a menina seria atualmente.

Andy Redwood, o inspetor encarregado da revisão do caso, explicou em entrevista coletiva que o grupo de 37 agentes envolvidos nas buscas detectou 195 "vias para a investigação" após analisar uma parte dos 100 mil documentos com os quais trabalham.

Espanha investiga paradeiro de Madeleine

Menina encontrada na Índia não é Madeleine

O inspetor ressaltou que se comunica de forma regular com a polícia portuguesa, que fechou sua investigação sobre o desaparecimento em 2008, e expressou seu desejo de que as autoridades lusas reabram o caso após as provas apresentadas pela Scotland Yard.

A polícia londrina reiniciou há um ano as investigações sobre o paradeiro de Madeleine — que em maio completaria nove anos — praticamente reiniciando o caso, e analisaram todas as provas acumuladas sobre o episódio ocorrido em 3 de maio de 2007 na Praia da Luz, no sul de Portugal.

"Desenvolvemos uma análise legista detalhada da cronologia dos fatos e acreditamos seriamente que há uma possibilidade de que ela esteja viva", afirmou Redwood, que ressaltou que o novo exame sobre os dados que já estavam à disposição da polícia trouxe "novas informações".

O inspetor da Scotland Yard declarou que "são de sobra conhecidos outros casos de jovens que foram sequestrados e achados tempo depois", por isso indicou que "não se pode descartar que Madeleine foi raptada por um estranho" e que ainda esteja viva.

Redwood ressaltou que os investigadores britânicos estão "abertos" a considerar a possibilidade de que a menina, que tinha quatro anos no momento de seu desaparecimento, tivesse atravessado a fronteira portuguesa, mas não quis "entrar em detalhes" sobre essa chance.

O retrato falado da menina divulgado hoje e que apresenta o rosto que Madeleine teria atualmente foi elaborado por especialistas em reconhecimento facial e legistas britânicos com a estreita colaboração da família McCann.

O inspetor do caso afirmou que quer entrar em contato com qualquer pessoa que possa apresentar alguma pista sobre o paradeiro de Madeleine, assim como com aqueles que estavam perto do lugar onde a menina desapareceu em 2007 e que ainda não tinham falado com as autoridades portuguesas ou britânicas.

Redwood viajou em sete ocasiões no último ano a Portugal para informar a polícia lusa sobre seus avanços nas investigações, e mantem informada regularmente a família da menina.

R7

2 comentários:

  1. Agradecemos e ficamos muito emocionadas e felizes pela inesperada escolha.
    Abçs
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.