sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Médica explica a importância de lavar as mãos


O dia de lembrar a importância de lavar as mãos para prevenir doenças é nesta sexta-feira (15); a data escolhida, 15 de outubro, é mundial

O dia de lembrar a importância de lavar as mãos para prevenir doenças é nesta sexta-feira (15). A data escolhida, 15 de outubro, é mundial. A médica pediatra Lucineide Santos e dois voluntários – o garçom Gilmargleidson Moreira e a enteada Vitória Gabriela, 4 anos – ensinam porque é preciso manter as mãos sempre limpas.
“Porque as mãos são os principais meios de contaminação de doenças como bactérias, vírus e vermes. Contaminação de alimentos. Transmissão de doenças, como o vírus da gripe”, disse a médica.
A médica também ensina a forma correta de lavar as mãos. “Primeiro as palmas das mãos, de maneira de rigorosa. Depois palma sobre dorso da mão. Em seguida, vai lavar entre os dedos. Em seguida, tentar limpar as pontas dos dedos. Junta os dedos e faz círculos na palma da mão”, explicou.
Lucineide Santos lembra ocasiões em que é preciso lavar as mãos: antes de coçar os olhos, pegar em bebês, antes da alimentação e depois de ir ao banheiro, mexer no lixo e em animais.
Gilmargleidson aprendeu coisas que ele não sabia. “Uma coisa que eu não sabia era que tinha que fechar a torneira com uma toalha ou com papéis toalhas”, contou.

Outra boa dica: enquanto ensaboamos e limpamos as mãos, podemos fechar a torneira, para evitar desperdício de água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.