terça-feira, 4 de outubro de 2011

Corpo do menino Juan está há 49 dias no IML após exumação


Exumado do cemitério de Nova Iguaçu no dia 17 de agosto, para realização de um novo exame de DNA, o corpo do menino Juan Moraes Neves, de 11 anos, assassinado a tiros durante uma incursão da Polícia Militar, no dia 20 de junho, no bairro Danon, não foi novamente sepultado.

O cadáver está há 49 dias na geladeira do Instituto-Médico Legal, no Centro do Rio. O corpo só poderá ser enterrado após a realização de um exame de antropologia forense.

O exame foi requisitado pela Defensoria Pública, encarregada de defender um dos quatro PMs acusados do crime, para confirmar se o cadáver encontrado às margens do Rio Botas no dia 30 de junho é de uma criança do sexo masculino. Inicialmente, uma perita chegou a afirmar que o corpo era de uma menina.

No dia 6 de julho, a chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, disse que um exame de DNA, feito no laboratório da corporação, revelou que o corpo era mesmo de Juan.

Durante a análise óssea, serão medidas partes como crânio, a bacia e a protuberância da glabela, ou seja, o tamanho do osso localizado entre as sobrancelhas. O resultado pode sugerir se o corpo é de um menino ou de uma menina.

Para ser realizado por um perito indicado pela Defensoria Pública, o exame ainda precisa ser autorizado pela Justiça. Até ontem, nenhuma autorização havia chegado às mãos do diretor do Departamento de Polícia Técnica do Rio, Sérgio Henriques.

— Não tenho dúvida de que o corpo é de Juan. Já fizemos exames de DNA e de antropologia forense que confirmam isso. Agora, para o exame ser feito por um perito particular, precisa ser autorizado pela Justiça — disse Sérgio Henriques.

Mandado de segurança

Procurada pelo EXTRA, a Defensoria Pública alegou já ter feito à Justiça pedido de um novo exame de antropologia forense. No entanto, a solicitação ainda está sendo examinada por um juiz. A defensoria alegou ainda ter pedido para o corpo permanecer no IML por um período de 90 dias, ou até que o laudo do novo exame de DNA fique pronto.

Em uma nota, o defensor público Antonio Carlos de Oliveira alegou ter entrado, ontem, no Tribunal de Justiça com um mandado de segurança. O objetivo é de fazer, no Rio, a coleta de material dos pais do menino para o novo exame de DNA. O material não havia sido colhido porque eles não foram apresentados pelo programa de proteção às testemunhas.

O EXTRA não conseguiu falar com parentes de Juan para saber se eles foram ou não informados que o corpo do menino está no IML. Já a assessoria do Tribunal de Justiça só deverá se pronunciar hoje sobre o fato.

Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.