quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Empresa confirma falha no envasamento de 80 unidades do achocolatado Toddynho



Em um lote recolhido, pH era equivalente ao de produtos como soda cáustica e água sanitária

Após dezenas de notificações de pessoas que relataram problemas como irritações e lesões da mucosa da boca depois de ingestão de Toddynho no Rio Grande do Sul, a Pepsico, fabricante do produto, admitiu que houve falha no envasamento de 80 unidades do achocolatado, produzido na unidade de Guarulhos, na Grande São Paulo. De acordo com a assessoria, o problema ocorreu nas unidades de 200ml do lote com numeração de L4 32 05:30 a 06:30, todos com validade de 19/02/2012.

Já a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul afirma que alguns dos consumidores que notificaram seus casos informaram terem consumido produtos de outros lotes, que ainda não foram analisados, e orienta quem tem o achocolatado em casa a aguardar que a investigação indique quais os lotes adequados e inadequados ao consumo.

Um dos laudos analisados pelo Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen) divulgado nesta quinta-feira mostra que em um dos lotes, entre os 13 recolhidos, o pH do produto era de 13,3, alcalino, equivalente ao de produtos de limpeza como soda cáustica e água sanitária, e considerado muito alto para alimentos, que tem valores próximos a 7.

Ao menos 32 casos notificados no RS:
O número de ocorrências suspeitas de intoxicação pelo achocolatado Toddynho já chega a 32 no Rio Grande do Sul. De acordo com o Centro Estadual da Vigilância em Saúde (CEVS), o Lacen/RS já examinou 23 amostras do achocolatado, caixa de 200 ml e apenas um lote teve pH impróprio para o consumo confirmado.

Em relação aos demais lotes, aguarda-se o laudo da inspeção realizada na indústria produtora pela Vigilância Sanitária de São Paulo e o pronunciamento da Anvisa para os próximos encaminhamentos. Até lá, a Vigilância Sanitária mantém a interdição cautelar de todos os lotes do produto no comércio distribuidor e varejista do Estado.

Notificações por município:

Cachoeirinha — 01 caso

Canoas — 02 casos

Caxias do Sul — 03 casos

Chiapetta — 1 caso

Erechim — 2 casos

General Câmara — 1 caso

Gravataí — 6 casos

Passo Fundo — 1 caso

Porto Alegre — 10 casos

Rio Pardo — 1 caso

São Leopoldo — 2 casos

Taquari — 2 casos

Orientações do CEVS à população:
— Não consumir achocolatado da marca Toddynho, caixa de 200mL, de qualquer lote, até que resultados da investigação e análises demonstrem quais lotes estão impróprios para o consumo;

— Caso tenha ingerido o produto, de qualquer lote, e tenha apresentado sintomas como os até agora relatados (sensação de ardência, irritação e/ou lesões na mucosa da boca) siga as seguintes orientações:

— Procure atendimento médico;

— Contate imediatamente a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de seu município ou o Disque-Vigilância do CEVS, através do fone 150;

— Mantenha o produto na embalagem original, fora do alcance de crianças e, se aberto, em refrigeração;

— Caso possua unidades fechadas do produto em seu poder, mantenha-o guardado até novas orientações da vigilância.

Fonte:AGÊNCIA ESTADO

Zero Hora

Um comentário:

Verbratec© Desktop.