terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Governo do Amazonas examina haitianos refugiados para evitar surto de cólera


No Haiti, doença já matou mais de 4 mil pessoas desde outubro do ano passado

A cidade amazonense de Tabatinga, que fica na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, abriga mais de 600 refugiados vindos do Haiti. Como o país caribenho sofre uma epidemia de cólera desde outubro passado, a Secretaria de Saúde do Amazonas envia nesta segunda-feira (7) técnicos de vigilância para a região a fim de evitar que a doença se espalhe pelo Estado.
A equipe tem como objetivo realizar um diagnóstico dos riscos de disseminação da bactéria que provoca o cólera, a Vibrio cholerae, também conhecida como vibrião colérico. Os técnicos também estão preocupados com as condições de higiene nas regiões onde vivem os haitianos – a maioria foi instalada em moradias precárias e com problemas de saneamento básico. No Haiti, o cólera já matou mais de 4.000 pessoas desde outubro.
De acordo com a secretaria, nenhum caso de cólera foi registrado entre as pessoas que vieram do Haiti ou entre os brasileiros que vivem na região da tríplice fronteira. As medidas adotadas, de acordo com o órgão, são preventivas.
As ações de controle na cidade devem incluir a intensificação do monitoramento de doenças da diarreia e o uso de hipoclorito de sódio na água consumida pelos moradores. Será feita ainda uma coleta sistemática de água das moradias para identificar a bactéria.
Até mesmo rios, lagos e igarapés podem ser vias de disseminação do cólera, já que muitas pessoas no interior do Amazonas utilizam essas águas para consumo direto e para o preparo de alimentos.
O cólera provoca diarreia e pode levar a uma desidratação grave que, se não tratada, pode causar morte. O tratamento é feito principalmente com a reposição de líquidos, por meio de soro, e com o uso de antibióticos.
O Amazonas viveu uma epidemia de cólera em 1991. Os últimos casos da doença no Estado foram registrados em 1998.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.