quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sobe número de casos de leptospirose em cidades da Região Serrana atingidas pelas chuvas de janeiro


RIO - O número de casos de leptospirose em cidades da Região Serrana atingidas pelas chuvas de janeiro subiu para 39 nesta quarta-feira, de acordo com o balanço semanal divulgado pela subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil. Em Nova Friburgo, são 32; em Teresópolis, 5; em São José do Vale do Rio Preto, 1; e, em Bom Jardim, 1. Na última semana, foram 28 casos da doença confirmados na Serra. Em Nova Friburgo, foram 26 registros e, em Teresópolis, dois.
Também subiu o número de mortos na Região Serrana em consequência das chuvas de janeiro. De acordo com dados da Polícia Civil, são 892 vítimas. Foram encontrados 423 corpos em Nova Friburgo; 372, em Teresópolis; 71, em Itaipava; 21 vítimas, em Sumidouro; quatro, em São José do Vale do Rio Preto; e, em Bom Jardim, um corpo foi encontrado.
Já o registro do número de desaparecidos foi para 406. O dado é feito pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do trabalho realizado pelo Programa de Identificação de Vítimas (PIV). Em Teresópolis, são 223; Nova Friburgo, 85; Petrópolis, 55; Sumidouro, 2; em localidades não informadas, 41. Em Bom Jardim e São José do Vale do Rio Preto, não houve notificação. O programa é coordenado pelo Procurador de Justiça Rogério Scantamburlo e pelo Promotor de Justiça Pedro Borges Mourão. As informações registradas por parentes e amigos são checadas com os dados de hospitais, IML, abrigos, entre outros. Além disso, equipes de apoio vão a campo em busca de maiores dados que possibilitem as localizações.
A lista nominal de desaparecidos pode ser consultada no site do MPRJ . O PIV em Petrópolis está funcionando na Coordenação do Centro Regional, na Rua Marechal Deodoro 88, no Centro da cidade. O MPRJ também montou um posto de atendimento avançado na Sala do MP no Fórum do Distrito de Itaipava, na Estrada União Indústria s/nº, ao lado do Corpo de Bombeiros. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Em Teresópolis, o posto do PIV funciona na Praça Luís de Camões s/nº, Centro, e o de Friburgo, na Praça Demerval Barbosa s/nº, Centro. O registro de desaparecimento de familiares ou conhecidos também pode ser feito por meio de formulário disponível no site do MPRJ, ou pelos telefones (21) 2283-6466 e 127 (Ouvidoria).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.