quarta-feira, 23 de março de 2011

Estado do Rio confirma dois casos de dengue tipo 4


Irmãs foram infectadas em Niterói; maioria da população não é imune a esse vírus

A secretaria de Saúde e Defesa Civil confirmou a presença do tipo 4 do vírus da dengue no Estado do Rio de Janeiro, em duas mulheres, moradoras de Niterói (região metropolitana). A identificação do vírus foi feita por meio de exames laboratoriais realizados pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a confirmação só ocorreu nesta quarta-feira (23).
Duas irmãs de 21 e 22 anos, infectadas com esse sorotipo da dengue, apresentaram os primeiros sintomas no dia 6 de março, mas já se recuperaram e estão evoluindo bem, em sua residência. Como nenhuma das duas pacientes viajou recentemente, a investigação preliminar dos casos aponta para possível transmissão autóctone (dentro do Estado).
Esse tipo de vírus não era registrado no Brasil há 28 anos, mas voltou a circular em agosto do ano passado. Isso serviu de alerta para as autoridades de saúde, pois boa parte da população brasileira, em especial crianças e jovens, não tem imunidade contra esse vírus.
Os tipos mais comuns de dengue no país são o 1, 2 e 3. Os sintomas das quatro variações são os mesmos, como dores de cabeça, no corpo e articulações, febre, diarreia e vômito. O tratamento também é o mesmo: repousar, hidratar-se bem e não tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, que, por ter efeito anticoagulante, pode provocar sangramentos.
O governo esclarece que já foram tomadas as medidas regulares de bloqueio e de investigação epidemiológica. É importante salientar que não há motivo para pânico.
Não existe nenhuma evidência de que o sorotipo 4 seja mais letal ou que apresente maior gravidade dos casos em relação aos demais subtipos.

Sintomas
Os sinais e sintomas do paciente infectado pelo vírus 4 não diferem daqueles causados pelos sorotipos 1, 2 e 3, assim como as recomendações médicas e o tratamento são iguais para qualquer paciente com dengue.
A Secretaria informa ainda que mantém 150 militares do Corpo de Bombeiros, para Niterói, para auxiliar os agentes municipais de endemias, na busca por focos do mosquito aedes aegypti. Além disso, será mantido o controle do vetor com o Ultra Baixo Volume, mais conhecido como fumacê, em bairros do município.
Niterói apresenta, desde o início do ano, 604 casos suspeitos da doença - uma taxa de incidência de 123,9 casos por 100 mil habitantes e nenhum óbito.
Tipo 4 já infectou 34 pessoas no Brasil
Com os dois registros do Rio de Janeiro, subiu para 34 o número de pessoas infectadas pela dengue tipo 4 desde que essa variação do vírus voltou a circular pelo país. Em 2010 foram 11 casos e neste ano já foram 23 casos.
Os Estados que confirmaram casos da doença foram: Amazonas (11 casos), Pará (3), Bahia (2), Piauí (1) e Roraima (15, sendo 11 em 2010 e 4 em 2011).


R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.