domingo, 20 de março de 2011

Obama saúda brasileiros em português e cita trajetória de Dilma


Obama saúda brasileiros em português e cita trajetória de Dilma

"Alô! Maravilhoso! Boa tarde, povo brasileiro!" Assim, em português, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, abriu seu discurso ao povo brasileiro, representado por 2,2 mil convidados que lotaram o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Obama fez questão de ressaltar a vocação democrática do País.
"Hoje, o Brasil é uma democracia plena, onde uma criança do interior de Pernambuco pode prosperar e se tornar líder da nação", disse, numa referência direta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também lembrou que o Brasil passou por períodos de ditadura. "E uma mulher foi presa e torturada pelas autoridades de seu próprio país. Mas a democracia foi reestabelecida e hoje ela é a presidente desta nação", disse, dessa vez se referindo a Dilma.
Também na língua nacional, ele citou "cariocas, paulistas, baianos e mineiros", como parte da população do País. "Desde que chegamos, o povo desta nação tem demonstrado a mim e minha família o calor e a receptividade dos brasileiros. Quero agradecer todos vocês que estão aqui. Ainda mais que soube que tem jogo do Vasco chegando. Vasco ou Botafogo", falou, arrancando risos da plateia. "Sei como vocês levam o futebol a sério", disse no discurso, onde também citou o Copa que o Brasil receberá em 2014.
Obama falou que, quando criança, assistia com sua mãe um filme que se passava no Brasil, com cenas nas "favelas" cariocas e, "se não me engano, neste teatro". Explicando que sua mãe já morreu, disse: "Ela nunca imaginaria que minha primeira viagem ao Brasil seria como presidente dos EUA. E nunca imaginei que este País seria muito mais lindo do que nos filmes." O presidente citou então o cantor e compositor Jorge Ben Jor: "País tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza."
Ele falou de seu encontro com a presidente Dilma Rousseff, no sábado, em Brasília, mas disse que hoje queria se dirigir diretamente ao povo brasileiro. "Sobre como podemos estreitar nossa amizade, a diferença que podemos fazer no mundo juntos. Nossos caminhos começaram de formas semelhantes, nossas terras são ricas, temos uma origem indígena, a América foi descoberta e desenvolvida por pioneiros, nos tornamos colônias, mas conquistamos nossas independências, e, após longa batalha, nos libertamos da escravidão", falou. Obama lembrou ainda que os EUA foram o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil e a ter embaixada no País.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.