sábado, 28 de maio de 2011

Oxi cresce em São Paulo graças à ignorância dos usuários





Segundo pesquisa, usuários compram droga pensando se tratar de crack

O oxi, droga popularizada na região Norte e que aos poucos se espalha pelo país, está crescendo em São Paulo graças à falta de conhecimento dos dependentes. Com uma aparência física muitas vezes igual ao crack, ela já foi experimentada por 12% dos 92 pacientes em tratamento de dependência química no Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo a diretora do Centro, Marta Jezierski, os consumidores estão comprando o oxi pensando se tratar de crack. "A maioria reclama de gosto ruim de gasolina e enjôo", conta. A diferença das drogas está no componente químico. No crack são utilizados amoníaco e bicarbonato de sódio contra o querosene e cal virgem presente no oxi.

Por causa da composição, o oxi consegue a façanha de ser rejeitado por consumidores de crack. "Não acredito que o oxi substituirá o crack. Ao contrário, os dependentes se dizem enganados na compra", afirma a especialista, orientada pelos depoimentos. "O oxi é um produto barateado, de péssima qualidade, que causa danos nocivos ao corpo".

Os traficantes enganam os usuários por se tratar de uma droga ainda mais barata que o crack. "Após notarem que os usuários encontram-se sob o efeito de drogas, os traficantes começam a vender oxi como se fosse crack, já que ele é mais barato. Notamos que a maioria das pessoas não busca o consumo deste entorpecente, mas acaba o fazendo sem saber", diz Marta. A pesquisa da Cratod menciona que 65% dos entrevistados nunca ouviram falar do oxi.

Ação — Apesar do crescimento detectado nas ruas, ainda não há procura por tratamento. Segundo o psiquiatra Thiago Fidalgo, do programa de orientação e atendimento aos dependentes do departamento de Psiquiatria da Unifesp (PROAD), não houve tempo suficiente para disseminar a nova droga entre os usuários, já que ela foi detectada há apenas três meses no Sudeste. "Não estamos tratando nenhum paciente com relato de uso de oxi.”

Nesta sexta-feira (27), serão distribuídos pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo materiais informativos sobre os riscos da droga durante feira de saúde na estação Brás, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A ação ocorre das 12h às 17h.




Alline Menegueti



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.