sábado, 25 de junho de 2011

Dia Internacional de Combate às Drogas será comemorado neste domingo



Todos os anos, em 26 de junho, o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime prepara uma campanha internacional de prevenção às drogas para contribuir no desenvolvimento socioeconômico de países.

Domingo, 26 de junho, comemora-se o Dia Internacional de Combate às Drogas. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987, a data este ano tem uma motivação maior: o crescimento de ações desenvolvidas por instituições e administrações públicas no enfrentamento ao crack e outras drogas. No Brasil, um bom exemplo foi o Observatório do Crack, criado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Divulgado durante a XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio deste ano, o Observatório do Crack foi considerado uma iniciativa inédita no Brasil. No site, é possível encontrar dados detalhados sobre os casos de incidências de drogas, principalmente o crack.

Todos os anos, em 26 de junho, o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) prepara uma campanha internacional de prevenção às drogas para contribuir no desenvolvimento socioeconômico de países.

No Brasil, segundo a ONU, os dados são alarmantes. A proporção da população brasileira que consome cocaína teria crescido de 0,4%, em 2001, para 0,7%, em 2005. Em 2001, 1% dos brasileiros entre 15 e 65 anos consumia a droga. O índice subiu para 2,6% em 2005. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo são pelo menos 200 milhões de consumidores de drogas, dos quais 40 milhões são dependentes.

Manifestações
Centenas de Municípios brasileiros estão engajados na luta contra as drogas. E neste 26 de junho, muitos Municípios reunirão a população em combate a esse mal. Em Ilhabela (SP), por exemplo, a comunidade vai às ruas da cidade vestida de branco protestar contra o tráfico e a violência. Em uma caminhada silenciosa, faixas e cartazes levarão à tona a mensagem desejada.

Agência CNM, com informações do UNODC

Campo Maior em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.