sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Prevenção da gravidez na adolescência começa em casa, dizem especialistas

Alguns adultos não veem os jovens como pessoas sexuadas

Dia 26 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A um mês da data, Donna Online se antecipa para lembrar que nunca é cedo demais para evitar uma gestação não planejada. E o diálogo entre pais e filhos é a melhor maneira para isso.

Segundo o Ministério da Saúde, a quantidade de partos na adolescência diminuiu 41,07% entre 2000 e 2009, no Rio Grande do Sul. Ainda assim, somente em 2009, 17.837 meninas de 10 a 19 anos deram à luz no Estado.

A coordenadora de Saúde do Adolescente e do Jovem do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, comenta que muitos adultos não veem o adolescente como uma pessoa sexuada.

— Em seu processo de crescimento, ele [o adolescente] vai descobrir e ter relações afetivas. Reconhecer os direitos sexuais e reprodutivos desse grupo é uma conquista do Brasil — comenta Thereza.

Não adianta imaginar que os filhos não praticam atividades sexuais. Na fase das mudanças no corpo e no comportamento, o desejo de meninos e meninas aflora. Portanto, a prevenção deve começar em casa.

— A falta de diálogo com os pais é um ponto forte na vulnerabilidade dos adolescentes à gravidez na adolescência. Os estudos mostram que jovens que conversam com seus pais sobre sexo engravidam menos nessa fase — afirma Maria Helena Vilela, educadora sexual do Instituto Kaplan.

Assim, quando suas eternas crianças começarem a perguntar sobre sexo, não hesite em responder. Quanto antes entenderem sobre métodos contraceptivos, mais seguras elas estarão para evitar uma gravidez precoce, ou mesmo alguma doença sexualmente transmissível.

É importante lembrar, também, que a gravidez é um período desejado por muitas mulheres e não pode ser visto como algo ruim. Por outro lado, uma gestação não programada, ainda mais na adolescência, pode causar transtornos. Por isso, Maria Helena dá uma sugestão aos adolescentes:

— Experimente fazer um exercício para identificar seu sonho, a realidade que quer construir para você. Trace um plano de vida e elabore estratégias para alcançá-los e observe as consequências de uma gravidez nestes seus planos — finaliza.

donna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.