quinta-feira, 30 de abril de 2009

Falcões peregrinos são treinados para evitar acidentes em aeroporto de Porto Alegre

PORTO ALEGRE - Falcões peregrinos estão sendo treinados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, para afastar outras aves que podem causar acidentes ao colidirem ou serem sugadas por turbinas de aviões. Os animais são treinados desde o início do ano para a tarefa. Ações semelhantes vem sendo desenvolvidas em aeroportos de Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
O falcão peregrino (cujo nome científico é Falco peregrinus) é considerado o animal mais rápido do planeta. Ele pode atingir velocidade de mergulho de até 400 quilômetros por hora. Característico de regiões montanhosas, o Falcão Peregrino pode ser encontrado em todos os continentes, exceto na Antártida. Na América Latina, aparece como migrante do hemisfério Norte (região do Alaska e Canadá), entre outubro e abril.Durante sua viagem migratória, a ave chega a percorrer 22 mil quilômetros, deslocando de um hemisfério para outro, na proximidade da mudança de estação.
O peregrino mede entre 38 e 53 centímetros de comprimento, com uma envergadura de asas de 89 a 119 centímetros e peso de 600 gramas a 1,5 quilo, sendo as fêmeas maiores e mais pesadas que os machos. Ave de rapina diurna, predadora poderosa e versátil, captura desde espécies pequenas de pássaros a gansos e gaviões.


fonte: O Globo On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.