quinta-feira, 30 de abril de 2009

Lula vai inaugurar centro de referência em neurociência no Rio


Unidade da Rede Sarah ficará em Jacarepaguá, na Zona Oeste.Pacientes têm que marcar a consulta por telefone.

O presidente Lula vai inaugurar, nesta sexta-feira (1º), uma nova unidade da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. O centro é referência em neurociência - que estuda as funções do cérebro. A rede já está recebendo pacientes. As consultas devem ser marcadas por telefone.
A dona de casa Therezinha Ferreira da Silva ligou há uma semana e será a primeira a ser consultada. Ela sofre do mal de Parkinson, doença que afeta o sistema nervoso central. “Eu estava numa expectativa de não ficar boa, mas quando surgiu essa oportunidade, me empenhei em vir de bem longe”, disse. Os tratamentos incluem fisioterapia, atividades físicas e artísticas. Os pacientes são estimulados o tempo inteiro. As tarefas, segundo os médicos, ajudam os movimentos e dão prazer. Em uma espécie de plataforma, que mergulha na água, por exemplo, é possível caminhar com mais leveza. De acordo com os médicos, a grande vantagem deste equipamento é poder observar a evolução do movimento na água. Uma visão que o profissional não teria se o paciente estivesse dentro da piscina.

Preocupação com pacientes
Uma das preocupações dos profissionais da Rede Sarah é preparar o paciente para o seu cotidiano. Em uma casa adaptada, montada dentro da unidade, ele percebe as dificuldades e as mudanças que precisarão ser feitas.“A gente tem tecnologia de ponta, mas sem perder o enfoque humanista. Olhando para cada pessoa, um tratamento individualizado, uma abordagem contextualizada, dentro da realidade pensando na qualidade de vida de cada pessoa”, disse a neurocientista e presidente da Rede Sarah, Lúcia Braga.


O telefone para marcar a consulta é 3543-7600. A Rede Sarah informou que até mesmo quem for encaminhado por outras unidades de saúde tem que ligar antes.


fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.