terça-feira, 17 de agosto de 2010

Lei cria serviço para tirar dúvidas da língua portuguesa por telefone no RJ


Oito professores vão responder à população.
Fortaleza já tem serviço semelhante há 30 anos
.

O Diário Oficial da Assembléia Legislativa do Rio publicou nesta terça-feira (17) a promulgação da lei que cria o Plantão Gramatical de Língua Portuguesa. O Telegramática, de autoria do deputado estadual Coronel Jairo (PSC), prevê o atendimento através de uma linha telefônica, por uma equipe composta de oito professores, que se revezarão em dois turmos diários. As perguntas poderão ser feitas de segunda a sexta.
Com a lei, a população do Rio passará a contar com um serviço que esclarece dúvidas sobre a língua portuguesa envolvendo ortografia, acentuação, concordância, regência e morfologia.
De acordo com a Alerj, o plantão gramatical funcionará sob a responsabilidade da Secretaria de Educação, que poderá assinar convênio com instituições públicas ou privadas para implantar o sistema. O serviço deverá contar com um número telefônico exclusivo, para garantir o anonimato do usuário.
O serviço segue o modelo de Fortaleza, onde o atendimento funciona com sucesso há 30 anos, com uma equipe de profissionais que atende o público diariamente das 8h às 18h. Há plantões gramaticais por telefone também em Curitiba, Brasília, Jundiaí e Londrina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.