quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Vítima de maus-tratos usou remédio controlado


RIO - A menina Joanna Marcenal, de 5 anos, que morreu na última sexta-feira depois de ser atendida com convulsões e queimaduras e ficar 26 dias em coma, chegou a tomar o remédio controlado Neuleptil, indicado para distúrbios de comportamento. As receitas com o medicamento foram anexadas, em 2007, pela mãe de Joanna, a médica Cristiane Cardoso Marcenal Ferraz, ao processo sobre a guarda da menina e a visitação do pai, o técnico judiciário André Rodrigues Marins. Enquanto a criança estava internada, o pai disse que não havia sido informado por Cristiane que a filha usava medicamentos controlados. Já Cristiane, que negou, na época, que Joanna tomasse remédios desse tipo, diz que há tempos a filha havia deixado de ser usar o Neuleptil.
- Joanna não estava fazendo uso de nenhum remédio. Ela fez quando era bebê - diz Cristiane, afirmando que Joanna tinha dificuldades para dormir e chorava durante a noite.
Segundo a neuropediatra Ana Paula Lemos Fernandes, que acompanhava a criança, Joanna tomava o Neuleptil quando voltava irritada e agitada da casa do pai:
- Ela tinha um sono agitado, e o remédio era só para acalmá-la. E ela só tomava quando vinha do pai muito agitada.
Ela afirma, no entanto, que a menina não necessitava do medicamento com regularidade. Cristiane diz que não lembra com que frequência Joana usava o remédio, que aparece em receitas médicas de 2005 e 2006.
Segundo a neuropediatra, que é amiga de Cristiane e acompanhou Joanna nos seus três primeiros anos, a menina era normal, aprendia bem na escola e nunca teve convulsões. Joanna foi internada quando estava sob os cuidados do pai, que conseguira a guarda da menina por 90 dias.

Ludmilla de Lima



Um comentário:

  1. Obrigado por visitarem eu espaço...espero que tenham gostado... essa foi uma forma de ajudar aos educadores a trabalharem esse "Tema" tao complicado... onde nossas crianças hoje (não tda as crianças) que não terem uma infancia digna... Trabalhei na escola onde sou Coordenadora Pedagógica uma oficina com esse tema, estava querendo colocá-la no blog...talvez alguem se interesse em trabalhar em escolas ou em entidades, onde trabalhem com pais, jovens e crianças...
    bjossssssss

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.