terça-feira, 7 de setembro de 2010

Fala Brasil: Problemas na visão podem explicar baixo rendimento escolar de algumas crianças


Quase metade dos estudantes da rede pública tem dificuldades para enxergar

O Fala Brasil desta terça (7) destaca uma das possíveis causas do baixo rendimento escolar de algumas crianças da rede pública: a dificuldade para enxergar. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo mostrou que quase metade dos alunos de instituições públicas de ensino tinham algum problema na vista e não sabiam.
Dentre as complicações na visão existentes destacam-se a hipermetropia ( dificuldade para enxergar de perto), a miopia (dificuldade para enxergar de longe), o astigmatismo ( quando os objetos ganham formatos distorcidos e embaçados), e a visão preguiçosa ( quando um dos olhos é menos desenvolvido que o outro, o que prejudica o olho saudável, que fica sobrecarregado). A pesquisa revelou que ao menos uma dessas condições foi percebida em quase metade das crianças.
Os problemas na visão afetam principalmente as crianças carentes de escolas públicas, já que os pais acabam não percebendo a dificuldade do filho para enxergar, e muitos professores também não estão preparados para esta condição. Os alunos, em geral, ficam desatentos, por não conseguirem enxergar o quadro claramente, e também sofrem com dores de cabeça. Especialistas alertam que a correção deve ser feita imediatamente, para o problema não se agravar. O uso de óculos é o mais recomendado neste tipo de situação.



R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.