domingo, 5 de setembro de 2010

O que fazer para controlar a hipertensão arterial


A hipertensão arterial é fator de risco importante para os acidentes vasculares cerebrais e para os enfartes do miocárdio. Por isso, é recomendado para mulheres em idade fértil e hipertensas o tratamento com medicamentos que possam ser administrados de maneira segura durante a gravidez. Medidas simples e baratas como a aferição da pressão arterial ou a correta informação podem reduzir a mortalidade na gravidez.


Confira dez recomendações para controlar a hipertensão nas mulheres que sofrem com a doença.

1) Meça a pressão arterial pelo uma vez ao ano. Só assim serão diagnosticadas mulheres hipertensas que desconhecem a doença.

2) Para tratar a hipertensão, são fundamentais algumas medidas de apoio, como perder peso, reduzir o consumo de álcool, abandonar o fumo, diminuir o consumo de sal e de gorduras e fazer exercício físico.

3) Tomar religiosamente os medicamentos que lhe forem prescritos. Saiba que uma em cada quatro hipertensas nem sequer faz tratamento.

4) O objetivo é reduzir a pressão arterial para abaixo dos 140/90 mmHg. Com a ajuda do seu médico e com alguma dose de dedicação, acabará conseguindo. No diabetes e na doença renal, os valores a atingir deverão ficar abaixo dos 130/85 mmHg.

5) A medicação para a hipertensão arterial é para ser feita durante toda a vida. Se você parar, a pressão volta a subir, por vezes de maneira abrupta, atingindo valores muito elevados. Por isso é tão importante que você evite interromper o tratamento.

6) Não espere ter sempre valores tensionais iguais; a pressão arterial varia durante o dia, sendo mais elevada no período matinal. Também no verão a pressão arterial é habitualmente mais baixa que no inverno. O ideal é estar sempre controlando.

7) A causa mais frequente de hipertensão não controlada é a da hipertensão que toma irregularmente os comprimidos. É importante a utilização constante dos medicamentos e, em alguns casos, a associação de vários medicamentos, para se conseguir o efeito desejado.

8) Na doente medicada, algumas subidas bruscas de pressão arterial podem ser crises de ansiedade; tranquilizar a paciente e acertar a terapêutica são fundamentais. Tente evitar os momentos de crises nervosas ou discussões. Não utilize tratamentos sublinguais, sem orientações médicas.

9) Se baixar 5 ou 6 mmHg na sua pressão arterial mínima e, ou, 10 mmHg na sua pressão arterial máxima, poderá obter como prêmio uma redução do risco de morte por trombose de 42% e de morte por enfarte do miocárdio de 16%. Se conseguir, parabéns!

10) Se você é hipertensa e caso esteja grávida, saiba que alguns medicamentos utilizados no tratamento da hipertensão são prejudiciais à sua saúde e à do seu filho. Neste caso, ente-se com seu médico e controle a pressão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.