terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Fotógrafo captura de perto luta de ursos por sobrevivência

Em uma das imagens, Gorshkov entrou n’água para captar muito de perto um urso dentro do lago, em que o animal parecia caminhar em direção à câmera. Foto: Sergey Gorshkov/solentnews.co.uk

O fotógrafo russo Sergey Gorshkov passou seis anos fotografando os ursos-marrons que habitam a península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, obtendo uma série de imagens que mostram de perto os hábitos da espécie.

Mais de 18 mil ursos-marrons habitam a península. No lago Kurile, onde Gorshkov tirou a maioria de suas fotos, os animais caçam salmões-vermelhos durante o verão. O lago é maior área de desova da espécie em toda a Eurásia.


Urso se enxagua em lago. "Eu quero fotografar a vida selvagem tal como ela é, como ela sempre foi e como ela deve permanecer para os nossos filhos", afirma Gorshkov. Foto: Sergey Gorshkov/solentnews.co.uk

Para se aproximar dos ursos, Sergey se instalou dentro de uma barraca. Em muitas ocasiões, ele diz ter enfrentado condições meteorológicas severas. No auge do inverno, a temperatura em Kamchatka pode ficar abaixo de -10°C.

O fotógrafo afirma que ficou tão próximo dos ursos-marrons quanto uma pessoa poderia ficar de uma jaula no zoológico. Foto: Sergey Gorshkov/solentnews.co.uk

Gorshkov enfrentou situações bastante arriscadas nos seis anos em que acompanhou os ursos.

Para se aproximar dos ursos, Sergey se instalou dentro de uma barraca. Em muitas ocasiões, ele diz ter enfrentado condições meteorológicas severas. Foto: Sergey Gorshkov/solentnews.co.uk

Uma das imagens foi clicada por Gorshkov dentro d'água, bem de perto de um urso-marrom dentro do lago, que parece caminhar em direção à câmera.
Em outra, um urso parece estar acenando para os outros animais, com se estivesse os cumprimentando ou se despedindo deles.
O urso-marrom de Kamchatka é a maior subespécie de urso da Eurásia. Ele pode alcançar 3 metros de altura quando se apoia em suas patas traseiras. O peso do animal fica em torno de 650 kg.

O russo Sergey Gorshkov passou seis anos fotografando ursos-marrons que habitam a península de Kamchatka, no leste da Rússia. No lago Kurile, os animais caçam salmões-vermelhos durante o verão. Foto: Sergey Gorshkov/solentnews.co.uk

Preservação
"Viajar para o mundo da natureza selvagem de Kamchatka é tão fascinante e incrível que tantos anos de trabalho se passaram como se fosse um dia", diz Gorshkov, em um texto publicado em seu site.
O russo afirma que Kamchatka é seu lugar preferido para fotografar, e faz um alerta para a necessidade de se preservar a fauna e a flora locais.
"Eu comecei a fotografar a natureza imperceptivelmente, tendo um prazer com o que eu não posso comparar com mais nada. Eu quero fotografar a vida selvagem tal como ela é, como ela sempre foi e como ela deve permanecer para os nossos filhos."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.