quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Novo serviço dos Correios permite que todo mundo vire selo postal


Para ter o seu, basta tirar uma fotografia, gravar em CD e fazer a encomenda em uma agência dos Correios

Um pequeno pedaço de papel que, em unidade ou em grupo, faz mensagens ou objetos chegarem aos destinos mais remotos do planeta. Essa é a função do selo, que comprova o pagamento feito para o transporte. Eles são usados em boa parte das cinco mil correspondências que partem do Recife todos os dias e ainda tornam envelopes mais coloridos e interessantes com desenhos de artistas plásticos brasileiros. Desde o início do século passado, os selos da empresa de Correios se tornaram também um meio de homenagear personalidades ou celebrar eventos importantes para o Brasil e o mundo.
Os temas de cada estampa são definidos por uma comissão formada por representantes de vários setores do Governo Federal. São lançados, em média, 30 novos temas por ano. Mas agora também é possível para qualquer cidadão ter um selo personalizado para destacar, por exemplo, pessoas ou momentos que considera importantes para a própria vida. Basta tirar a fotografia, gravar em um CD e fazer a encomenda em uma agência dos Correios.
“Este selo qualquer pessoa pode mandar encomendar, para exaltar um herói de sua família um pai, uma mãe, uma filha, uma esposa, pode comemorar uma situação, enfim, pode fazer uma declaração de amor”, afirmou o gerente de vendas dos Correios, Jhonatan Veloso.
Encomendar um selo personalizado foi a maneira que José Gomes Marinho encontrou para homenagear o neto Iago, 2 anos. A foto escolhida foi de um momento de muita alegria. “Quando o Iago completou o primeiro ano de vida, eu tive a idéia de perpetuá-lo e de fazer com que a imagem dele circulasse pelo mundo”, contou Marinho.

DIA DO CARTEIRO
Mas o homenageado oficial desta terça-feira (25) é o carteiro. Em Pernambuco, são 1.619 carteiros, sendo 37 do sexo feminino. Desse total, Evaldo e Iveliza foram escolhidos como os carteiros nota 10.
Evaldo José Marinho da Luz trabalha nos Correios há 15 anos e coleciona histórias curiosas. “São muitas histórias engraçadas, de correria, de cachorro. Uma vez, entregando cartas em Prazeres, cheguei numa residência, chamei e de dentro veio a respostas ‘já vai’. Mas a demora foi grande e eu resolvi subir numa pedra para olhar por cima do muro, foi quando eu vi que quem me respondia era um papagaio”, lembrou.
Um episódio parecido já aconteceu com Iveliza Batista de Andrade. Mas o que marcou mesmo a carreira da profissional foram as mordidas que levou de cachorros. “Já fui mordida três vezes. Cachorro e carteiro não formam uma boa dupla. Mas também tem cachorro amigo. Tinha um que me acompanhava durante as entregas e depois voltava para casa dele”, falou a profissional dos Correios, que caminha cerca de 3 horas por dia para entregar entre 800 e mil correspondências.
Mas o cotidiano do carteiro não é só diversão: nos dias de chuva ele tem um grande trabalho para proteger as cartas. “A gente têm mais dificuldade em manter as cartas em bom estado e também fica mais difícil para caminhar”, comentou Evaldo, que não sofre mais com esse problema, pois há 5 anos ele faz o trabalho de moto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.