segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Número de desaparecidos na região serrana sobe para 513


Ministério Público tem postos de atendimento em todas as cidades

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro informou nesta segunda-feira (24) que houve um aumento no número de desaparecidos nos municípios castigados pelas chuvas na região serrana.
De acordo com o balanço divulgado às 19h desta segunda-feira (24), há 513 pessoas que não foram localizadas pelos seus parentes . No último levantamento, publicado na noite do último domingo (23), eram 469.
De acordo com a Promotoria, são 234 desaparecidos em Teresópolis, 187 em Nova Friburgo, 45 em Petrópolis, quatro em Sumidouro, dois em São José do Vale do Rio Preto, dois em Bom Jardim, um em Cordeiro e outros 38 em localidades não informadas. A lista nominal pode ser consultada no site do órgão.
O atendimento em Petrópolis está sendo feito na Coordenação do Centro Regional, na rua Marechal Deodoro 88, no centro da cidade ou no distrito de Itaipava, na estrada União Indústria s/nº, ao lado do Corpo de Bombeiros. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Em Teresópolis, o posto funciona na praça Luís de Camões, s/nº, centro. Em Nova Friburgo, na praça Demerval Barbosa s/nº, Centro.O registro de desaparecimento de familiares ou conhecidos também pode ser feito por meio de formulário disponível no site do Ministério Público, ou pelos telefones (21) 2283-6466, 2283-6460, 2283-5674, 2283-6489 e 2283-6498.

Tragédia das chuvas
O forte temporal que atingiu o Estado do Rio de Janeiro no dia 11 deste mês deixou centenas de mortos e milhares de sobreviventes desabrigados e desalojados, principalmente na região serrana.
As cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim foram as mais afetadas. Serviços como água, luz e telefone foram interrompidos, estradas foram interditadas, pontes caíram e bairros ficaram isolados. Equipes de resgate ainda enfrentam dificuldades para chegar a alguns locais.
No dia 14, a presidente Dilma Rousseff liberou R$ 100 milhões para ações de socorro e assistência às vítimas. Além disso, o governo federal anunciou a antecipação do Bolsa Família para os 20 mil inscritos no programa nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.
Empresas públicas e privadas, além de ONGs (Organizações Não Governamentais) e voluntários, também estão ajudando e recebem doações.
Os corpos identificados e liberados pelo IML (Instituto Médico Legal) são enterrados em covas improvisadas. Hospitais continuam com feridos internados. Médicos apelam por doação de sangue e remédios. Os próximos dias prometem ser de muito trabalho e expectativa pela localização de corpos.
Em visita à região de Itaipava, em Petrópolis, o governador Sérgio Cabral (PMDB) disse que ricos e pobres ocupavam irregularmente áreas de risco e que o ambiente foi prejudicado.
- Está provado que houve ocupação irregular, tanto de baixa quanto de alta renda. Está provado, também, que houve dano da natureza. Isso não tem a ver com pobre ou rico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.