domingo, 27 de março de 2011

Donos recorrem à Justiça para evitar morte de cachorros


Donos de cães com leishmaniose lutam na Justiça para livrá-los da eutanásia. Para o Ministério da Saúde, os animais devem ser sacrificados logo após o diagnóstico para evitar a contaminação de pessoas e outros animais. A informação é de reportagem de Elida Oliveira, publicada na Folha deste domingo .

A doença, causada por protozoário e transmitida pela picada do mosquito-palha, pode matar. Especialistas garantem, porém, que é possível controlá-la com remédio. Em meio à polêmica, a psicóloga Márcia de Jesus, 45, de Belo Horizonte, tratou o pitbull Vlad, de oito anos, com um remédio usado para combater uma doença reumatológica em humanos. Ela conseguiu mostrar à Justiça que o cão não tem mais sinais da doença, contraída há seis anos, e não representa perigo. Venceu a ação. O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, afirma que a eutanásia é indispensável para cães doentes. "Tratá-los significa usar em larga escala os poucos medicamentos que temos para leishmaniose e, com isso, reduzir a eficácia dos produtos em humanos."




Um comentário:

  1. Já está muito provado que se pode curar os animais. Hoje em dia querem matar os animais por qualquer motivo, pois é mais fácil resolver os problemas e matar o ser humano virou moda também.
    Vejam os animais do clodovil, foram salvos porque ele lutou muito e estão até hoje muito bem.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.