sexta-feira, 1 de abril de 2011

Colégio terá que indenizar estudante em R$ 35 mil por 'bullying'


Rio - O Colégio Nossa Senhora da Piedade, no Encantado, Zona Norte da cidade, foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 35 mil a família de uma ex-aluna. A estudante, representada por seus pais, entrou com ação contra a escola relatando que, desde o início de março de 2003, vinha sofrendo agressões físicas e verbais por parte de colegas de classe.

Na época, a menor tinha apenas 7 anos de idade e teria sido espetada na cabeça por um lápis, arrastada pelo chão, sofreu arranhões, além de socos, chutes, gritos no ouvido, palavrões e xingamentos. De acordo com o relato da família no processo, em virtude dos acontecimentos, configurados como bullying, a criança acabou adquirindo fobia de ir à escola.

A aluna teria também apresentado sintomas de insônia, terror noturno e sintomas psicossomáticos, como enxaqueca e dores abdominais, tendo que se submeter a tratamento com antidepressivos e, no fim do ano letivo, mudou de escola.

A entidade de ensino defendeu-se alegando ter tomado todas as medidas pedagógicas merecidas pelo caso, porém não entendeu ser conveniente o afastamento dos alunos da escola, sendo os mesmo acompanhados por psicólogos, bem como os responsáveis chamados ao colégio.

De acordo com o TJRJ, documentos apresentados comprovam reclamações formuladas não só pelos pais da menina como de outros alunos, que também sofriam o bullying. Para a 13ª Câmara Cível do TJ do Rio, o dano moral ficou configurado e a responsabilidade é da escola, pois, na ausência dos pais, a mesma detém o dever de manutenção da integridade física e psíquica de seus alunos.



Um comentário:

  1. Bah , Eu ainda estudo nessa escola des do terceiro ano agora estou no sexto , eu acho os diretores chatinhos sim , mais nunca ninguém que eu conheça que estuda ou estudou lá , ja sofreram Bullyng desse geito , ja sofreram Bullyng de ser excluidos sim , eu e a minha amiga , fomos mal respeitada por um aluno do oitavo ano , ele fica nos apertando e a diretoria diz que esta resolvendo é oque vamos ver né

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.