sábado, 21 de maio de 2011

Pobreza afeta quase metade das crianças na América Latina e no Caribe


Segundo dados da Cepal, 14,6% de crianças no Brasil vivem em situação de extrema probreza.

Cerca de 45% de crianças da América Latina e Caribe passam por privações moderadas a graves. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, Cepal.

A pesquisa, realizada no período de 2008 e 2009 pela Cepal e pelo Fundo das Nações Unidas para Infância, Unicef, incluiu a falta de direitos básicos, carências sociais e econômicas utilizadas para medir a pobreza infantil.

Brasil
No Brasil, 14,6% de crianças vivem em situação de extrema probreza e 38,8% são vítimas de pobreza infantil.

Em entrevista à Radio ONU, de Brasília, o economista da Cepal, Carlos Mussi falou sobre a necessidade de políticas públicas focadas em crianças.

"O combate à probreza e à extrema pobreza ou a miséria no Brasil tem que se concentrar especialmente nos domicílios com crianças, no sentido de que os mecanismos de previdência já alcançam ou já garantem uma renda para os mais idosos ", disse Mussi.

Políticas Públicas
O estudo demonstra desigualdades entre os países: na Bolívia, El Salvador, Guatemala, Honduras e Peru, mais de dois terços das crianças são pobres, enquanto que no Chile, Costa Rica e Uruguai, menos de uma em cada quatro crianças vive na pobreza.

Nutrição, acesso à água potável, qualidade da habitação e a privação dos mesmos, são alguns dos fatores que contribuem para um quadro de pobreza e exclusão social.

O relatório afirma que a superação da pobreza infantil envolve um investimento na infância e na redução das desigualdades sócio-econômicas em curso, territoriais, étnicas e de gênero em todos os países da região.

Fonte: Rádio ONU em Nova York, Yara Costa – 18/05/2011


prómenino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.