quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Especialistas temem pela saúde de crianças que assistem a TV enquanto usam tablets, smartphones e laptops


Segundo especialistas, a nova geração está cada vez mais à vontade para usar até cinco dispositivos interativos ao mesmo tempo. Pesquisadores ingleses revelaram que crianças de apenas dez ou onze anos estão constantemente visualizando mais de uma tela de uma só vez. Quer dizer, elas assistem a TV enquanto usam tablet, smartphone ou laptop.

Embora possa parecer uma habilidade louvável, os pesquisadores alertam que isso pode estimular o sedentarismo e, consequentemente, aumentar os riscos de problemas com obesidade e saúde mental nos jovens. Hoje em dia, é possível assistir a TV "on demand" por meio da Internet, jogar games em laptops, aparelhos portáteis e celulares, manter contato com amigos através de mensagens de texto, Facebook, Skype e MSN; tudo isso ao mesmo tempo.

O estudo entrevistou 63 crianças de dez e onze anos de idade e descobriu que elas fazem questão de visualizar mais de uma tela ao mesmo tempo. O segundo dispositivo é normalmente usado para preencher as pausas durante o entretenimento; como quando mandam SMS para os amigos durante os anúncios de TV ou enquanto os jogo estão carregando.

A televisão também acaba sendo jogada para escanteio. Especialmente se o programa escolhido pela família tiver sido considerado "chato". Um dos entrevistados do estudo disse: "eu uso meu Nintendo DSi e o laptop na mesma hora. No DSi, estou no MSN, e no laptop, no Facebook; depois ainda ligo a TV".

O Dr. Russ Jago, da Universidade de Bristol, disse que "programas de TV podem ser assistidos em computadores, consoles de videogame podem ser usados para navegar na Internet, smartphones, computadores, tablets e portáteis podem tocar músicas e computadores podem fazer tudo junto".

Campanhas de saúde têm recomendado a redução da quantidade de tempo que as crianças gastam assistindo a TV. No entanto, os jovens que participaram da pesquisa tiveram acesso a pelo menos cinco diferentes dispositivos, na maioria das vezes, portáteis.

Jago conclui: "isso significa que as crianças ainda conseguem mover os equipamentos do quarto para a sala, por exemplo, quer queiram privacidade ou companhia. Isso indica que precisamos estimular as famílias a desenvolver estratégias que limitem o tempo total gasto visualizando mais de uma tela ao mesmo tempo, onde quer que isso ocorra dentro de casa".


techtudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.