segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Momentos eternizados: dia mundial da amamentação é comemorado neste 1º de agosto



Carinho, ternura, dedicação e paciência, são palavras que traduzem a amamentação. Para comemorar essa fase tão importante para toda a família de um ser que acaba de chegar ao mundo, 1º de agosto foi escolhido para comemorar o Dia Mundial da Amamentação.
Sentimentos e benefícios que já foram reconhecidos pela mãe de Maria Luíza. Aos 26 anos, Janaína Gasparini teve seu primeiro filho, a quem ela chama de herança. E conta com emoção sua experiência como mãe que faz questão de dar à pequena, um alimento bem natural e puro. “São muitas as vantagens que encontrei na amamentação. O leite materno tem benefícios muito grandes. Possui os anticorpos necessários para evitar muitas doenças no bebê, como por exemplo, a gripe”.

Mas nem sempre o pensamento da mamãe Janaína foi assim. No início, o sentimento de medo, comum para a maioria das mães, tomou conta, mas poderia ter sido evitado se não fossem alguns conselhos. “Tinha medo porque as pessoas ficam dizendo que amamentar machuca, que vai ficar ferido, mas na realidade, isso passa por uma experiência. Com paciência, calma, tudo flui e fica mais tranquilo. Me sinto uma mãe heroína por poder proporcionar isso à minha filha”, conta emocionada.

E o dia 1º de agosto é comemorado por Janaína e Maria Luíza. “Quando acordei, meu peito estava mais cheio que o normal e brinquei dizendo que é para comemorarmos a data de hoje”, conta em meio a risadas.

Data comemorativa
O dia 1º de agosto foi escolhido para comemorar o Dia Mundial da Amamentação e promover o exercício da amamentação natural, com o objetivo de combater a desnutrição infantil.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o aleitamento materno é a mais antiga estratégia natural de vínculo, proteção e nutrição para a criança. Constitui a mais econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil.

O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os seis meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão. Funciona como uma vacina, protegendo a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias.

Entrevista
A enfermeira com especialidade em Saúde da Família, Luciana Travassos, participa do Jornal da Folha, pela Folha FM, na próxima quarta-feira (3), de uma entrevista que vai informar sobre os benefícios da amamentação e ainda desvendar os mitos. Participe com opiniões e perguntas. Ligue para 3421-1426 ou 3421-2529.

Samira Cunha

Folha de Guanhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.