domingo, 27 de junho de 2010

Estudo diz que fetos não sentem dor antes de 24 semanas


Segundo pesquisadores, as conexões cerebrais ainda não se formaram completamente

Os fetos não são capazes de sentir dores antes da 24ª semana de gestação. Essa é a conclusão de uma série de estudos realizados por cientistas do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists, no Reino Unido, e publicado nesta quinta-feira (24) pela BBC News.
Nesse estágio do desenvolvimento, segundo os pesquisadores, as conexões cerebrais dos fetos não estão completamente formadas. O útero induz o bebê ao sono, num estado inconsciente.
Segundo a rede britânica de notícias, o debate sobre quando um feto sente ou não sente dor foi levantado porque há uma discussão no Reino Unido para modificar o prazo limite para a realização de abortos. Atualmente, essa prática é permitida somente até a 24ª semana.

"Fetos não podem experimentar sentidos"

Os cientistas descobriram que as conexões nervosas na região do córtex, área que processa respostas de dor no cérebro, não está formada completamente antes de 24 semanas.
Segundo o relatório, pode-se concluir que “o feto não pode experimentar dor por nenhum dos sentidos antes desse período da gestação”.
Baseado nesses resultados, os pesquisadores disseram que não há razão para modificar o limite para a realização de abortos no Reino Unido.
Os cientistas disseram à BBC News que, mesmo após as 24 semanas, o feto se mantém em um estado de sedação e inconsciência.
Isso significa que os abortos tardios, permitidos em casos de anomalias graves e quando há riscos para a saúde materna, podem não causar sofrimentos no feto.
A Lei do Aborto foi estabelecida em 1967 e vigora em todas as partes do Reino Unido, menos na Irlanda do Norte, onde a prática é proibida, exceto para os casos em que a mãe corre riscos de morte.
Ativistas antiaborto protestaram contra o resultado do estudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.