sexta-feira, 2 de julho de 2010

Bebê passa por cirurgia ainda ligado ao cordão umbilical da mãe



Médicos fizeram orifício na traqueia para permitir que menina respirasse

Médicos do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, salvaram a vida de um bebê ao fazer uma traqueostomia, um procedimento cirúrgico no pescoço que estabelece um orifício artificial na traqueia para permitir a respiração, enquanto a menina ainda estava ligada à mãe pelo cordão umbilical. A operação ocorreu no último sábado (29), mas só foi divulgada nesta quinta-feira (1º).
O bebê, de 2,2 kg, têm um problema na traqueia que impediria a chegada de oxigênio aos pulmões caso o cordão fosse cortado. No total, 25 profissionais trabalharam na cirurgia, na qual foi usada uma técnica chamada Oops (operação sob suporte placentário), em que o feto é mantido parcialmente fora do útero da mãe, com o desafio de manter todas as funções da placenta funcionando normalmente, o que garantiria a respiração. Sem a troca gasosa entre a mãe e o bebê, a criança corria o risco de morrer ou de ter sequelas graves.
A garota, chamada de Helena, ainda respira por aparelhos e terá que passar por outra cirurgia para corrigir em definitivo o problema na traqueia, provavelmente durante o primeiro ano de vida.


R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.