quarta-feira, 6 de abril de 2011

O que você pensa sobre a distribuição do 'kit contra homofobia' nas escolas?


Um projeto-piloto do Governo Federal que prevê a distribuição de 6 mil kits com temática contra a homofobia em escolas públicas está gerando polêmica

Um projeto-piloto do Governo Federal que prevê a distribuição de 6 mil kits com temática contra a homofobia em escolas públicas está gerando polêmica. Apesar de já ter recebido parecer favorável até mesmo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o projeto desagrada a alguns setores da sociedade. O caso mais famoso, recentemente, é o do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), que apelidou o material de "kit gay".
Apesar das críticas - algumas até de grupos religiosos -, o Ministério da Educação (MEC) afirma que o kit tem caráter didático e o objetivo de assegurar os direitos humanos de todas as pessoas no ambiente escolar. Na tarde desta quarta-feira (06), a reportagem foi às ruas para saber o que a população pensa a respeito do assunto.
Para a universitária Camila Monteiro, o kit vem em boa hora. Ela conta que já estudou com homossexuais e que, de fato, acontecem situações em que professores e alunos acabam sem saber como lidar com as diferenças. "É muito triste no Brasil haver tantas pessoas com preconceito. Esse kit é uma forma de, através da educação, orientar as pessoas sobre o preconceito contra homossexuais", disse Camila
Opinião semelhante tem o artesão Marcelo Arruda, de 38 anos. Ele disse, inclusive, que se um filho chegasse em casa com uma cartilha de temática homossexual, não veria problemas. "Ah, sei lá. Minha reação seria a de orientá-lo. Não iria proibir nada", afirmou.
Já a universitária Jéssica Spadeto teme que a forma com que o Governo Federal divulgou o projeto acabe por surtir efeito contrário, aumentando as diferenças entre homo e heterossexuais dentro das escolas.
"Dependendo de como você trata determinado assunto, você acaba gerando mais polêmica. O objetivo não é esse; é tornar esse tema algo do senso comum até o momento em que você passe a vivenciar a situação sem alarde, como algo comum na vida cotidiana", considerou Jéssica, que estuda História na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O kit contra a homofobia é composto de um caderno que trabalha o tema da em sala de aula e no ambiente escolar, um guia de orientação para os professores e uma série de boletins, cartazes e vídeos com a temática homoafetiva. Não há data para que o material chegue às escolas públicas.



A Gazeta

Um comentário:

  1. Alunos devem ser tratados com respeito, dignidade. A orientação sexual é questão íntima de cada um. Para quê falar aos quatro ventos?

    Enquanto um grupo tiver tratamento especial, não haverá tolerância.
    A saída é coibir o bullying de qualquer natureza, com medidas mais drásticas e efetivas. Medidas pseudo-socioeducativas quase nada resolvem...
    Sendo assim, vai ter que fazer um kit-nordestino, um kit-estrangeiro, um kit-canhoto, enfim... para cada grupo diferente!

    Por que o preconceito de um é menos que o outro?

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.