segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bin Laden é morto em operação de 40 minutos


RIO - O líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, mentor dos atentados de 11 de Setembro, foi morto no domingo no Paquistão, com um tiro na cabeça, numa operação de 40 minutos comandada diretamente pela Casa Branca, com apoio paquistanês. O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista mais procurado do mundo em um pronunciamento no fim da noite. Militares americanos ficaram com o corpo de Bin Laden sob custódia. Segundo o "New York Times", o corpo do terrorista foi levado para o Afeganistão e depois sepultado em alto mar, seguindo as tradições muçulmanas.

O governo americano está fazendo testes de DNA com os restos mortais de Osama bin Laden e usou técnicas de reconhecimento facial para ajudar em sua identificação, disse um porta-voz dos Estados Unidos nesta segunda-feira. O resultados devem estar disponíveis nos próximos dias.

- Em noites como esta, podemos dizer que a justiça foi feita - afirmou Obama.

O presidente americano frisou que "os Estados Unidos não esqueceram seus mortos" e que sua guerra é contra o terror, e não contra o islamismo.

O principal líder da organização terrorista al-Qaeda foi morto num complexo residencial na localidade de Abbottabad, próximo à cidade de Islamabad. O anúncio oficial de sua morte foi feito no domingo às 23h35m (0h35m no horário de Brasília) por Obama, em um pronunciamento na TV direto da Casa Branca. Uma hora antes, a morte já era anunciada pela mídia americana, citando fontes do governo americano.

- Foi um trabalho muito duro, muitas famílias tiveram que pagar um preço alto, mas esta noite elas viram o resultado - disse o presidente, conclamando os americanos a retomarem o sentimento de união demonstrado após os ataques terroristas de 2001.

Obama revelou que informações de maior credibilidade sobre o paradeiro de Bin Laden haviam sido coletadas pelos serviços de inteligência no início do mês de agosto. Há uma semana, o governo avaliou que tinha dados suficientes para que uma operação fosse deflagrada. Segundo o presidente, um pequeno grupo de soldados atacou o esconderijo, e o combate de 40 minutos resultou na morte do líder terrorista, sem vítimas pelo lado americano. Seu corpo foi colocado sob custódia das forças dos EUA. Segundo informações divulgadas, outras quatro pessoas também foram mortas junto com o líder terrorista, inclusive um dos filhos de Bin Laden e uma mulher que serviu de escudo humano. Segundo a rede CBS, duas mulheres e quatro filhos de Bin Laden foram capturados durante a operação.

O presidente ressaltou que os EUA não estão em guerra contra o Islã, afirmando que Bin Laden não era um líder religioso muçulmano, mas sim "um assassino em massa", responsável pela mortes de um grande número de muçulmanos.

De acordo com altos funcionários do governo, investigações mais aprofundadas sobre a possível localização de Bin Laden começaram em setembro do ano passado. Em março e abril deste ano, a CIA forneceu um dossiê mais completo à Casa Branca, e Obama deu sinal verde para que a operação fosse levada a cabo.

Antes de falar à nação, Obama telefonou para os ex-presidentes George W. Bush e Bill Clinton. Bush, que estava na Presidência no momento dos atentados de Nova York, considerou a morte de Bin Laden "uma vitória para os EUA".

REAÇÃO: A repercussão da morte entre líderes e políticos dos EUA e do mundo

Diante da Casa Branca, uma multidão se reuniu mesmo antes do anúncio presidencial, exibindo a bandeira nacional americana e celebrando a esperada, histórica e simbólica vitória sobre o arquiteto dos atentados em Nova York, ao Pentágono, em Washington, e ao avião na Pensilvânia que causaram a morte de quase 3 mil pessoas. Além dos ataques que derrubaram as Torres Gêmeas e chocaram o mundo, Bin Laden era também acusado por comandar dezenas de outros atentados, incluindo as explosões em duas embaixadas americanas na África, em 1998.


O Globo

Um comentário:

  1. Ninguém se escionde para sempre, ouviram Mizael, Evandro Pagodeiro e a turma toda de foragidos.
    Vocês não mataram milhares, mas justiça te que ser feita para vocês também.
    Aguardem seu dia chegará!

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.