quinta-feira, 5 de maio de 2011

Depressão pode trazer benefícios à vida do paciente


A doença pode melhorar o raciocínio analítico e a persistência, aponta estudo de universidades europeias

Pesquisa publicada no periódico científico Journal of Abnormal Psychology mostra um lado surpreendente da depressão: a doença aguça o raciocínio analítico e a persistência, qualidades úteis em tarefas de maior complexidade.

Durante as fases de estudos clínicos, os cientistas de cinco universidades europeias levantaram dados de pacientes saudáveis, depressivos ou em recuperação de casos de depressão. Todos participaram de um jogo de computador em que poderiam ganhar dinheiro com a contratação de um candidato em busca de trabalho.

O game apresentava os candidatos virtuais à vaga um a um, atribuindo a eles um valor monetário específico. O paciente devia escolher quando encerrar a fase de seleção e decidir a contratação. Enquanto os participantes saudáveis fizeram sua escolha dentro de um número pequeno de candidatos, aqueles que estavam deprimidos acabaram procurando mais a fundo, dentro de um número maior de opções – o que acabou resultando em ganhos maiores.

Segundos os especialistas, essa é a primeira evidência de que a depressão pode ter alguns aspectos benéficos. A descoberta deve abrir novos caminhos para o tratamento.

Doença – A depressão é uma doença que afeta o estado de humor da pessoa, deixando-a melancólica e abatida. Entre as múltiplas causas da doença estão o estresse, o estilo de vida e algum acontecimento específico na vida do paciente. O mal pode ser tratado com medicamentos e terapia.


Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.