segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bin Laden usou uma de suas esposas como escudo humano


Washington - Uma das esposas de Osama Bin Laden morreu durante a ação que acabou com a morte do líder da Al-Qaeda na noite deste domingo. Segundo informações do governo americano, ela foi usada como escudo humano por um dos combatentes para proteger Osama.

A operação tinha sido cuidadosamente planejada, mas os soldados do grupo de operações especiais da Marinha americana (Seals) que entraram no complexo não sabiam como seria o interior da residência, nem a quem encontrariam exatamente. Bin Lade estava armado e foi morto durante uma troca de tiros.

Durante a operação também morreram um dos filhos adultos do dirigente da Al Qaeda, seu mensageiro de confiança e o irmão deste.

Em entrevista coletiva, John Brennan, conselheiro do presidente americano, declarou que os serviços de inteligência americanos buscam agora determinar exatamente que tipo de apoio Bin Laden teria recebido e examinarão o conteúdo da residência onde o terrorista foi encontrado, mas ressaltou que o importante é "a qualidade, não a quantidade" dos indícios.

Ele indicou que, embora a CIA tivesse cada vez mais certeza de que era Bin Laden que vivia no complexo, os indícios eram apenas circunstanciais, mas Obama concluiu que havia confiança suficiente para ir adiante.

Obama anuncia a morte de Bin Laden
Inimigo público nº 1 dos EUA, o terrorista Osama Bin Laden foi morto por forças americanas, neste domingo, no Paquistão. Segundo informações do governo americano, o terrorista, chefe da Al Qaeda, foi morto dentro de uma mansão. O anúncio oficial da morte de Bin Laden foi feito no início da madrugada desta segunda-feira pelo presidente Barack Obama, que fez pronunciamento à nação. Os americanos festejaram a morte do terrorista em frente à Casa Branca.

O líder da rede terrorista Al Qaeda foi morto com um tiro de um dos cerca de 20 militares da Marinha dos Estados Unidos que invadiram, de helicóptero, sua mansão de alta segurança em Abbottabad, a cerca de 50 km da capital paquistanesa Islamabad. A operação durou 40 minutos e deixou ainda um dos filhos de Bin Laden, uma mulher e dois homens mortos. O corpo foi enterrado no mar, em lugar desconhecido. Nenhum militar americano ficou ferido.

Osama Bin Laden é o responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001, que derrubaram as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque e destruíram o prédio do Pentágono, em Washington, matando mais de 2 mil pessoas. A facção criminosa de Bin Laden também assumiu a autoria de outros ataques, na Europa.

Após a confirmação da morte de Bin Laden, todas as bases militares e representaçõs diplomáticas americanas ao redor do mundo foram postas em alerta, temendo represálias terroristas.

Em seu pronunciamento, Obama disse que a operação que culminou na morte de Osama foi planejada cuidadosamente durante muito tempo. “A todas as famílias que sofreram com os ataques da Al Qaeda, podemos dizer que a justiça foi feita. Deus abençoe a América”, disse Obama.



O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.