domingo, 12 de junho de 2011

Comitiva do Canadá pretende fortalecer parcerias de combate à violência sexual infantojuvenil



A Parceria para Proteção da Criança e Adolescente (CPP) promove de 9 a 16 a visita de autoridades canadenses ao Brasil com objetivo de unir os dois países no combate à violência sexual infantojuvenil facilitada pelo uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs), como internet e celular. A intenção é compartilhar experiências e fortalecer parcerias e formas de cooperação em relação a estratégias e técnicas para ajudar os países a proteger crianças e adolescentes de riscos como a exploração sexual online.

A comitiva canadense participa de eventos e reuniões com representantes brasileiros nos dias 9 e 10 em São Paulo, e 13 e 14 em Brasília. Entres os participantes do Canadá estão representantes do Centro de Coordenação Nacional contra a Exploração de Crianças e Adolescentes da Real Polícia Montada Canadense (NCECC - RCMP) – instituição dedicada ao combate de exploração sexual infantil –, Centro Zebra de Proteção à Criança – um centro multidisciplinar modelo no qual policiais, procuradores e assistentes sociais trabalham juntos no atendimento de casos envolvendo exploração sexual infantil – e Instituto Internacional para os Direitos e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (IICRD), agência implementadora da CPP. No Brasil, serão recebidos por representantes da Polícia Federal, Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria de Direitos Humanos, Conselho Nacional de Justiça, Ministério da Justiça, Ministério da Ciência e Tecnologia, entre outros.

Nos dias 9 e 10, a comitiva trocará experiências com a Polícia Militar e com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, em uma mesa redonda reunindo representantes de Secretarias Estaduais e Municipais (Educação e Justiça, entre outras), Polícia Civil, Ministério Público, Magistratura e Conselhos de Direitos, entre outros. A capital paulista também sediará o Seminário Brasil – Canadá: estratégias para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes facilita pelas TICs, em que se discutirão experiências de prevenção e investigação. O evento, que conta com o apoio da Uniban, é aberto ao público.
Em Brasília, um dos pontos altos da visita será o encontro das autoridades canadenses com a Polícia Federal. As organizações canadenses têm apoiado a PF na estruturação de um centro brasileiro inédito para a proteção online de crianças e adolescentes. No ano passado, representantes da Polícia Federal e da Polícia Militar de São Paulo estiveram no Canadá para conhecer o trabalho de instituições como NCECC e Zebra, que serviram de inspiração para a criação do centro brasileiro.

Também em Brasília, no dia 14 de junho, a comitiva canadense participa de um debate sobre a temática no auditório da Secretaria de Direitos Humanos, com representantes do Conselho Nacional de Justiça, Embaixada do Canadá, Ministério da Justiça, Ministério da Ciência e Tecnologia, Secretaria de Direitos Humanos e Polícia Federal.

“A exploração sexual infantil é um problema que não tem fronteiras. Só pode ser resolvido quando crianças, famílias, comunidades, agentes da lei e governos trabalharem juntos local e internacionalmente”, disse Suzanne Williams, diretora da CPP, vice-diretora e diretora jurídica do IICRD.

CPP
A Parceria para a Proteção da Criança e Adolescente (CPP) é uma colaboração multissetorial que reúne mais de 60 parceiros no Brasil, Tailândia e Canadá para a proteção de crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual facilitada pelas TICs. O projeto teve início em 2008, com o financiamento da Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (CIDA), e é liderado por um grupo global de referência composto pelo NCECC, UNICEF, Microsoft, Plan International, CIDA e IICRD. No Brasil, são parceiros da CPP a Polícia Federal, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, a SaferNet Brasil, a Childhood Brasil, o Escritório de Ligação da Real Polícia Montada Canadense RCMP/CAN e a Plan Brasil, além de outras organizações governamentais, não-governamentais e do setor privado.

IICRD
Baseado na Universidade de Victoria, no Canadá, o IICRD é dedicado ao avanço da qualidade de vida e desenvolvimento de crianças vulneráveis em todo o globo. Através de pesquisas inovadoras, educação e soluções centradas na criança, IICRD vem, desde 1994, fortalecendo a dignidade e justiça junto a crianças e adolescentes de diversos países.

ZEBRA
O Centro de Proteção Infantil Zebra foi uma das primeiras organizações no Canadá a oferecer uma solução multidisciplinar para situações complexas e desafiadoras de abuso infantil e negligência. Co-localizados no Zebra estão parceiros da comunidade, incluindo o Serviço de Polícia de Edmonton, Alberta Child and Family Services, Serviços de Apoio à Criança e Alberta Justiça. Juntos, esses e outros parceiros externos colaboram para produzir a sinergia necessária para oferecer serviços abrangentes de investigação e suporte às vítimas de abuso de crianças e suas famílias. O Zebra, localizado em Edmonton, ganhou a reputação de ser um centro de excelência mundial e tem sido modelo para diversos países.

NCECC
O Centro de Coordenação Nacional contra a Exploração de Crianças e Adolescentes da Real Polícia Montada Canadense foi criado em 2004 como parte da Estratégia Nacional do Canadá de Proteção de Crianças contra a Exploração Sexual na Internet. O NCECC foi criado em resposta ao reconhecimento do crescente problema do trabalho da exploração sexual infantil online. O Centro oferece uma série de serviços especializados de investigação, incluindo a capacidade de coordenar as investigações envolvendo a exploração sexual infantil através das fronteiras nacionais e internacionais.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Daniele Ricieri - (11) 3875-3925 / 9647-5233 / daniricieri@uol.com.br
EVOÉ Comunicação
www.evoepress.com.br

Fonte: Assessoria de imprensa CPP Brasil - 09/10/2011

prómenino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.