domingo, 12 de junho de 2011

Esplanada de excessos: Festas, crack e violência na avenida do poder

Competições como a de motocross, que ocorreu no dia 28 de maio, contrariam o “belo silêncio verde entre o Congresso e a plataforma rodoviária” que Lucio Costa planejou - esplanada em brasília / G. Newton,Divulgação,Red Bull

Megaevento evidencia a degradação do mais célebre endereço de Brasília, já acossado pela desordem de ambulantes, prostituição e consumo de crack

Tablado de mobilizações populares históricas e cenário dos principais cartões-postais da Capital Federal, a Esplanada dos Ministérios se degrada sob os olhares das autoridades da República. Com 12 pistas e 290 metros de largura, a “avenida do poder” idealizada pelo urbanista Lucio Costa virou palco de competições esportivas e abriu suas portas para o submundo, abrigando usuários de drogas, pontos de prostituição, assaltos e homicídios.

Em plena luz do dia, vendedores de doces, frutas e pães, camelôs e até mesmo apontadores de jogo do bicho ocupam as fachadas da Esplanada. Sem receio de fiscalização, os ambulantes instalam bancas e barracas sobre as calçadas e anunciam seus produtos aos gritos, dando às ruelas entre os ministérios ares de feira livre. Servidores públicos com crachás no pescoço são flagrados a todo momento comprando produtos dos ambulantes irregulares.

Mas não é só a informalidade e o submundo que desalinham o Eixo Monumental. No último final de semana de maio, 466 caçambas de caminhão despejaram 7 mil metros cúbicos de terra sobre os gramados para dar corpo a uma pista de motocross. A construção da arena, patrocinada pela multinacional Red Bull, com direito a imensos morros para a exibição das acrobacias, deflagrou uma rebelião entre arquitetos e urbanistas. Os especialistas ficaram revoltados com as dimensões do evento, que atraiu cerca de 100 mil pessoas.


ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.