quinta-feira, 21 de julho de 2011

Delegacia do Consumidor encontra irregularidades em hospitais particulares no Rio


Policiais fecharam parte da cozinha do Hospital Riomar, na Barra / Foto: Marcelo Piu..

RIO - A Polícia Civil encontrou irregularidades nos cinco hospitais alvos da operação UTI 2, realizada nesta quinta-feira por seis equipes da Delegacia do Consumidor (Decon), de acordo com o delegado titular Maurício Luciano de Almeida e Silva. Os agentes foram ao Riomar (Barra), Quinta D´Or (São Cristóvão), Clínica da Primeira Idade (Barra), Hospital das Clínicas de Niterói e São Lucas (Copacabana).

- A operação foi exitosa e mostrou que os hospitais particulares não primam pelo asseio e cuidado com o que fornecem aos pacientes e consumidores, que pagam planos em valor elevado e mereciam no mínimo um tratamento melhor - disse.

O delegado informou que a Vigilância Sanitária fará uma fiscalização em todas as unidades. Além disso, foi realizado o flagrante do crime contra a relação de consumo, uma vez que o consumidor ficou exposto a mercadorias impróprias e medicamentos inadequados, afirmou Maurício Luciano. Responsáveis das unidades foram conduzidos à delegacia e deverão responder na Justiça. Os proprietários das unidades também serão ouvidos. A pena é de dois a cinco anos de prisão, explicou o delegado.

A Polícia Civil interditou parte da cozinha do Riomar, onde foram encontrados 150 Kg de alimentos sem especificação, além de frango, carne, queijo, poupa de sucos e abóbora estragados. De acordo com o delegado, a nutricionista do hospital será levada para a delegacia para prestar esclarecimentos.

- Encontramos impropriedades na cozinha do Riomar: alimentos sem especificação de origem e molhos com aparência de deteriorado. Por isso, chamamos a Vigilância Sanitária Estadual. Também há medicamentos vencidos na unidade - disse o delegado.

No Quinta D´Or, havia cerca de 30 Kg de alimentos vencidos. Na Clínica da Primeira Idade, também havia comida fora da validade. No São Lucas, duas peças de carne e de queijo estavam sem especificação de origem.

Procurado pelo GLOBO, o hospital Riomar informou que a única pessoa que poderia dar entrevistas não estava no local. Já a coordenadora da Clinica da Primeira Idade, Bianca Leal Reis, informou que a empresa de alimentação é terceirizada e que o contrato será encerrado.

- No Hospital não foi encontrado qualquer problema. Sabemos da nossa responsabilidade em cima disso (dos alimentos), infelizmente foram pequenos problemas, mas que serão resolvidos imediatamente. Encerraremos o contrato com a empresa de alimentação - disse.

As assessorias de imprensa do Hospital das Clínicas e do São Lucas foram procuradas pelo GLOBO e se comprometeram a enviar notas de esclarecimento.

No dia 8 de julho, policiais da Decon encontraram alimentos, remédios e utensílios médicos com data de validade vencida no Hospital Pronto Baby, na Tijuca, Zona Norte do Rio. A vistoria foi realizada após a denúncia do pai de um paciente internado na unidade de saúde, que relatou a tentativa de enfermeiros darem um medicamento vencido a seu filho. Segundo a assessoria da Polícia Civil, na época, os agentes chegaram a encontrar pães e frangos estragados no hospital.

O Globo

Um comentário:

  1. Meu nome e Norma, minha neta esteve internada no PRONTO BABY na Tijuca,Zona Norte do Rio. Eu vi de tudo naquele hospital, barata no quarto, comida cheirando mal,as medicações na hora errada, a mamadeiras da minha neta vinha atrasada,fora que o leite era mal preparado, um hora vim ralo outra vinha grosso demais. Os médicos que faziam visita pela manhã, só passavam depois de meio dia. Só fizeram um exame de sangue no repouso, depois que a bebê foi para acomodação, não fizeram nenhum exame na bebê. Minha filha falou com todas as pessoas que você possa imaginar, e nada foi feito. Oque eu vi as crianças chegam com um enfermidade, e adquirem mas 2 ou 3 enfermidades. Os médicos não dão um diagnóstico da doença da criança. Um médico teve a capacidade de disser que se precisar, e só falar com a enfermeira que ela resolve o problema da criança. Parece que a enfermeira fez medicina, ridículo. Eu fiquei na frente do hospital por algumas horas, eu vi funerárias entrando e saindo. Um horo, que DEUS protejas as crianças. Os porteiros sem educação, tratam as pessoas com descaso.Ah eu vi duas enfermeira enfiar uma sonda em uma criança de 1 e 8 meses, parecia que estavam rebetando a criança, ela gritava muito, depois enfiou gases na vagina da criança com muita força, a mãe reagiu tomando a criança das mãos das enfermeira, e disse que não iriam fazer mas nada na criança, a mãe da criança sai do hospital indignada, detalhe ela ligou para o pediatra da criança e foi orientada a pedir pra sai do hospital o mais rápido possível. Meu genro e minha filha pais da bebê pediu pra siar antes da alta prevista de 10 dias, sindo com 7 dias de internação, devido os probelmas no hospital. Gente não interna seus bebês n Pronto Baby.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.