sexta-feira, 22 de julho de 2011

Província solicita permissão ao governo chinês para que casais possam ter dois filhos


RIO - Três meses depois de ter divulgado o censo de 2010, que evidenciou a alarmante situação do envelhecimento da população, o governo chinês já começa a ser pressionado (mais uma vez) a flexibilizar a política de filho único. No sul do país, a província de Guangdong pediu a Pequim para que casais cujos cônjuges não tenham irmãos possam ter dois filhos.

Por serem mais desenvolvidas e industrializadas, Guangdong e outras províncias das regiões litorâneas são as mais afetadas pela política de planificação familiar na China. Dos seus 104 milhões de habitantes, mais de 10 milhões têm idade superior a 60 anos. E o número de pessoas que pertencem à terceira idade aumenta cerca de 3,5% ao ano.

Segundo o diretor da comissão de população e planificação familiar de Guangdong, Zhang Feng, a mudança na lei de controle de natalidade não conduziria a um rápido aumento da população.

- Não sei se o governo dará sinal verde ou não, ou quando será aprovado o pedido, mas a província precisa agora flexibilizar a política de filho único, que já está em vigor há mais de três décadas - disse Feng.

De acordo com Ma Jiantang, alto funcionário da Secretaria Nacional de Estatísticas da China, o país sofre um processo de rápido envelhecimento em todas as suas províncias.

O último censo mostrou que entre 2000 e 2010, o percentual de crianças menores de 14 anos caiu 6,29 pontos percentuais, representando 13,26% da população. Já as pessoas com mais de 60 anos correspondem à fatia de 16,6% do 1,3 bilhão de chineses.

Apesar de todos esses indicadores, Pequim afirma que tem evitado 400 milhões de nascimentos - desses, 35 milhões em Guangdong - e que o controle familiar tem permitido ao país se desenvolver mais rápido.

A política de filho único, estabelecida em 1979, tem provocado crescimento anual da população chinesa abaixo de 1%, taxa que deverá ser negativa nas próximas décadas.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.