sábado, 23 de julho de 2011

Polícia indicia quatro por morte de doadora de medula óssea em São José do Rio Preto em SP



SÃO PAULO - A Polícia Civil indiciou quatro funcionários do Hospital de Base de São José do Rio Preto, a 451 km de São Paulo, pela morte da estudante Luana Neves Ribeiro, de 21 anos. A jovem morreu no começo do mês, pouco antes de fazer uma doação de medula que salvaria a vida de uma criança no Rio de Janeiro.

O inquérito sobre o caso foi encerrado nesta sexta-feira, com o indiciamento da enfermeira Ana Carolina Costa e da auxiliar de enfermagem Mirela dos Santos Mesquita por omissão de socorro. Já as médicas Flávia Leite Souza e Erika Rodrigues Pontes vão responder por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar. De acordo com a TV Tem, a investigação concluiu que houve desleixo e erro no atendimento à estudante.

A jovem morreu vítima de uma parada cardiorrespiratória. Ela deu entrada no Hospital de Base, onde a equipe médica tentou fazer a retirada da medula pela bacia, que é o método mais utilizado no país. Como o procedimento não deu certo, um catéter foi introduzido no pescoço da paciente. A medula seria extraída pelo sangue.

Luana voltou ao hospital duas horas depois do procedimento, com fortes dores, mas, segundo o inquérito, não recebeu atendimento adequado.

De acordo com laudo do Instituto Médico Legal (IML), que confirma o erro médico, a paciente teve sete perfurações na veia após a colocação do catéter, o que provocou uma hemorragia.

As conclusões da Polícia Civil agora serão encaminhadas à Justiça. Mesmo com a conclusão do inquérito, o Hospital de Base, responsável pelas profissionais, informou apenas que segue com a investigação interna e não se pronunciará antes do fim da sindicância

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.