domingo, 28 de agosto de 2011

Cinema para mães e bebês resgata vida social de cariocas no pós-parto


Sessões especiais garantem estrutura e diversão para as famílias

A chegada de mulheres com bebês no colo a alguns cinemas do Rio desperta a atenção de muita gente. Porém, logo os frequentadores começam a entender do que se trata: são as sessões do CineMaterna, realizadas hoje em quatro cinemas da cidade.
No Unibanco Arteplex, em Botafogo (zona sul), elas acontecem em um sábado por mês e quinzenalmente, às quintas-feiras. Já no Kinoplex Fashion Mall, em São Conrado (zona sul), e no Severiano Ribeiro Via Parque, na Barra da Tijuca (zona oeste), as sessões são mensais, às quintas-feiras. O Cinemark Downtown, também na Barra, participa do projeto no caso de sessões comemorativas, como o Dia dos Pais, Dia das Mães e do Dia das Crianças.

O projeto CineMaterna surgiu em São Paulo a partir da ideia de três mães. Alexandra Swerts, Tais Viana e Irene Nagashima começaram a frequentar cinemas convencionais com seus bebês, mas não foi fácil. Faltava estrutura e os olhares de reprovação eram inevitáveis.

A partir desta dificuldade e da grande vontade de retomar a vida social, surgiram a ONG Associação CineMaterna e o projeto CineMaterna, que teve sua primeira sessão em 2008. Hoje, o CineMaterna está em 32 salas de 14 grandes cidades brasileiras e já recebeu mais de 65 mil pessoas em três anos.

A coordenadora do projeto no Rio de Janeiro, Bianca Balassiano, afirma que a iniciativa foi importante para fazer o resgate social das mães no pós-parto..
- A mulher moderna está acostumada a sair todo dia, trabalhar, ter sua rotina e, de repente, se vê com aquele bebezinho em casa, sem programa e sente vontade de conversar com outras pessoas e de ver o que está se falando...

Estrutura
O site do projeto (www.cinematerna.org.br) tira dúvidas e informa a programação dos cinemas para as mamães. Aquelas que se cadastrarem podem até participar da votação que seleciona os filmes exibidos nas próximas sessões..
.
Para receber as famílias, as salas usadas no projeto passam por adaptações. O ar-condicionado e o som são mais baixos, parte da luz permanece acesa e trocadores ficam disponíveis para que as mamães troquem a fralda dos bebês sem perder nenhuma cena. As sessões são realizadas no primeiro horário da sala de cinema, garantindo mais limpeza e tranquilidade no local. A doutoranda Suia Omim, mãe de Teresa, de apenas quatro meses, foi pela primeira vez ao CineMaterna e aprovou..
.
- Ter essa estrutura realmente faz uma diferença. Não é uma sessão de cinema em que você vai ser “o estranho” por estar com um bebê..
.
Para manter toda a sua proposta, o CineMaterna conta com um patrocínio e co-patrocínios. Uma empresa de cosméticos é uma das grandes responsáveis por permitir a expansão do projeto. Já os cinemas onde acontecem as sessões ficam com o retorno da bilheteria e da publicidade de tela..

O CineMaterna também tem suas regras para os frequentadores. Logo na entrada da sala de cinema e durante o trailler, as mamães ficam cientes da etiqueta para as sessões. Entre as boas condutas estão não levar brinquedos que emitam muito luz e façam barulho, nem tirar fotos com flash durante a sessão. Nada que tire o prazer e a beleza do programa com os bebês..

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.