sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Tremor provoca pânico e evacuação de prédios em Passo Fundo


Geólogo afirma ser possível que município tenha sentido efeitos de terremoto na Argentina

Um tremor de pelo menos 30 segundos de duração, por volta das 10h50min de sexta-feira, gerou apreensão, pânico e evacuação em pelo menos dois prédios no centro de Passo Fundo, no norte do Estado. Para o geólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Antonio Pedro Viero, há possibilidade que o município tenha sentido os efeitos do terremoto de magnitude 6,7 graus registrado em Santiago del Estero, na Argentina.

Segundo ele, como houve um sismo forte na Argentina em uma zona muito profunda, não é incomum que tremores sejam sentidos em regiões distantes do epicentro como em Passo Fundo, por exemplo.

— Não há certeza, mas existe a possibilidade devido ao mecanismo de propagação das ondas — explica.

A auxiliar de escritório Danúbia Ferreira Bertolini, 30 anos, estava concentrada no trabalho no setor de faturamento da clínica médica Kozma quando, de repente, sentiu tudo tremer. Mesas e cadeiras chacoalhavam e o medo quase a deixou imóvel. Ela conta que todos que estavam do 7º ao 10º andar do edifício saíram correndo do prédio.

— Foram 30 segundos de tremor e era como se eu estivesse tonta. A reação foi de pavor — revela.

Perto dali, no Hospital São Vicente de Paulo, a secretária Laura Ferrão percebeu que o monitor do computador tremia. Segundo ela, o tremor atingiu o 7º e o 8º andar do prédio. Foi o tempo de chamar as colegas de trabalho e fugir correndo pela escada. Na descida, um desespero imenso a cada degrau.

— O corrimão tremia e a gente corria. Fiquei com medo e só me acalmei quando cheguei lá embaixo — afirma.

O Corpo de Bombeiros recebeu três chamados. Dois partiram de prédios comerciais e outra de um apartamento residencial. Uma mulher informou que o tremor fez a porta de um armário abrir sozinha. Como não havia informação sobre riscos ou danos, os bombeiros consideram os casos como isolados e não foram a nenhum dos locais mencionados.

Em janeiro de 2011, um tremor semelhante foi sentido em pelo menos três cidades gaúchas devido a um terremoto a 160 quilômetros do nordeste da cidade de Santiago del Estero. Uma delas era Carazinho, a 45 quilômetros de Passo Fundo. Na época, um morador disse que móveis e utensílios balançaram no quarto andar do edifício.

Reflexos no Paraná
Moradores de Maringá, no norte do Paraná, sentiram um leve tremor de terra nesta manhã, por volta das 11h. De acordo com o professor do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, George Sand França, o fenômeno também pode ser considerado um reflexo do registrado em Santiago Del Estero, a cerca de 800 quilômetros de Buenos Aires, na Argentina.

ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.