domingo, 1 de agosto de 2010

Praça de 400 anos em Sergipe pode ser declarada patrimônio mundial pela Unesco


SÃO PAULO - Uma praça no interior de Sergipe, construída no final do século XVI e início do século XVII, pode se tornar patrimônio cultural da humanidade, em decisão que será tomada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A praça de São Francisco fica na cidade de São Cristóvão, distante 23 km de Aracaju e primeira capital sergipana. O município é tombado como patrimônio material pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e é o quarto mais antigo do país.
A praça, que também foi objeto de tombamento individual, é única candidata brasileira em lista que está sendo analisada pela Unesco. A decisão do órgão da ONU deve sair até o fim da tarde deste sábado. Localizada na parte alta da cidade, a praça, que tem mais de 400 anos, apresenta influências portuguesas e espanholas. Os limites da praça são definidos pela Igreja e o Convento de São Francisco, o Museu de Arte Sacra (antiga Capela da Ordem Terceira), a Santa Casa e Igreja de Misericórdia, o Palácio Providencial, e casario antigo. Algumas destas construções datam de 1693. Da praça também é possível apreciar o Museu Histórico.




Mas além de ser importante do ponto de vista arquitetônico, a Praça de São Francisco é centro de de manifestações culturais, religiosas e festivas da cidade. É lá que grupos folclóricos como as taieiras , caceteiras e langas se reúnem. No local também são realizados eventos de frevo, forró, serestas, e são comemoradas datas como Carnaval e festas de São João. Segundo o site do governo organizado para promover a campanha pela eleição como patrimônio mundial da Unesco, escritores como Gregório de Matos e Jorge Amado já declararam amor à praça e ao centro histórico da cidade.
A praça de São Francisco vem recebendo melhorias nos últimos anos. O Ministério da Cultura já investiu mais de R$ 770 mil na requalificação do local e também na restauração dos elementos artísticos de outro bem histórico da cidade de São Cristóvão, o Convento Santa Cruz.


O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.