quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Alerta: chuvas e enchentes aumentam os riscos de leptospirose


Com as chuvas, aumenta-se o risco de leptospirose. A doença é causada por uma bactéria encontrada normalmente na urina de ratos. A principal forma de contaminação é o contato com essa urina, presente em esgotos e bueiros, que se mistura às águas das chuvas, enxurradas e lamas de enchentes.
Qualquer pessoa que tiver contato com a água infectada, pode ser contaminada pela bactéria que penetra no corpo através da pele. Se a pessoa tiver frieiras, cortes, unhas encravadas, arranhões, ferimentos e lesões, até mesmo aquelas impossíveis de serem vistas a olho nu, podem ser uma porta de entrada para a leptospirose.
Os sintomas são parecidos com o de uma gripe comum: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo - principalmente nas panturrilhas, podendo também dar uma aparência amarelada à pele do doente. Caso a pessoa apresente esses sintomas dias depois de ter entrado em contato com águas de enchente ou de esgoto, deve procurar um médico imediatamente. A doença é curável. Mas muitas pessoas são infectadas e ficam em casa tratando dos sintomas como se fossem os de uma gripe. Quando procuram serviço de saúde, o quadro já pode ser avançado e pode até existir risco de morte.
O tratamento consiste basicamente em utilização de antibióticos e hidratação. Os casos mais graves, muitas vezes, necessitam internação em terapia intensiva.

Nota Importante:
Diante das chuvas intensas no Sudeste e no Centro-Oeste, o Ministério da Saúde divulgou um alerta sobre os riscos provocados por enchentes, como as doenças parasitárias (transmitidas pela água) e as diarreicas agudas.
As orientações da pasta incluem cuidar da água a ser ingerida ela deve ser filtrada e fervida ou tratada com hipoclorito de sódio (2,5%), adicionando duas gotas para cada litro de água. Após 15 minutos descansando sob o efeito do produto, a água está pronta para ser consumida.
É preciso também manter a caixa d'água limpa e desinfetada. De acordo com o ministério, o reservatório deve ser esvaziado e limpo com panos, esponjas e escovas, sem o uso de sabão, detergente ou outros produtos de limpeza.
Feito isso, basta deixar a água entra e acrescentar hipoclorito de sódio (um litro para cada mil litros de água) ou água sanitária e deixar agir por duas horas. O ministério alerta que esta água não deve ingerida.
Os alimentos também devem ser manuseados com cuidado. A orientação é que qualquer alimento que tenha tido contato direto com a água de enchentes seja descartado.
Os produtos industrializados que estiverem em embalagens resistentes, intactas e lacradas --e que não sejam de plástico, papelão ou papel-- devem ser higienizados também com hipoclorito de sódio (duas colheres diluídas em um litro de água) antes de serem consumidos.
O órgão destaca que a limpeza do próprio corpo também é importante e deve ser feita com água limpa ou com álcool a 70%.


Saúde Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.