terça-feira, 28 de junho de 2011

Debiitado, filhote de peixe-boi é resgatado no Amazonas

MANAUS - Um filhote de peixe-boi macho de aproximadamente 2 meses foi trazido aos tanques do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) no início da tarde desta segunda-feira. Segundo pesquisadores, em alguns casos, os caçadores usam filhotes presos para atrair as mães e retirar óleo, couro e até mesmo a carne dos animais.

Com este, já é o terceiro animal resgatado nas proximidades do município de Barreirinha, interior do Amazonas. Segundo Diego Emanuel, analista ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) em Parintins, o filhote foi entregue por um pescador à Secretaria de Meio Ambiente de Barreirinha.

- O pescador alegou que o animal havia ficado preso na rede de pesca por acidente - disse.

Há ainda a possibilidade do peixe-boi ser alvo da caça nas proximidades do município de Barreirinha. Ainda segundo o analista ambiental, o Ibama deve realizar ações na área.

- Estamos atuando na região de Parintins e Barreirinha e vamos alertar às pessoas de que não se deve caçar o peixe-boi. A ação é de sensibilização e fiscalização - declarou.

O peixe-boi vai passar por avaliações dos veterinários da Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), ONG que atua em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Inpa. De acordo com o biólogo da Ampa, Diogo Souza, o animal está abaixo do peso.

- O peixe-boi está abaixo do peso e muito debilitado. Ele pesa aproximadamente 8kg sendo que para a idade dele era para estar com 15kg - afirma.

O peixe-boi resgatado e deve ficar em observação recebendo os cuidados dos veterinários e biólogos da Ampa. Ampa.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.