sábado, 2 de julho de 2011

César Cielo e outros três nadadores brasileiros são pegos em exame antidoping


RIO - O atual campeão olímpico nos 50m livre e bronze dos 100m, César Cielo e outros três nadadores brasileiros - Nicholas Santos, Vinícius Waked e Henrique Barbosa - tiveram resultado positivo para teste antidoping e receberam como punição da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) uma advertência. O exame foi feito em maio, durante o Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro. A substância proibida detectada é a furosemida, presente em diuréticos e que não altera a performance do atleta, mas costuma mascarar o uso de outras substâncias proibidas. Nenhum dos atletas quis usar o direito à amostra B, a contraprova. Na noite desta sexta-feira, Cielo fez uma declaração diante da imprensa e se defendeu:

- Saio com três grandes ensinamentos. O primeiro é que quem não deve não teme. Estou junto com meus companheiros. O segundo é que a verdade sempre aparece, e verdade está ao nosso lado, isso foi provado. O terceiro é que o que não te derruba te fortalece. Sairemos muito mais fortes do que antes e faremos todo o possível para representar o Brasil e o Flamengo da melhor forma. Agradeço todas as manifestações de apoio e volto a me concentrar com meus companheiros no treinamento para o Mundial de Xangai. Peço aos torcedores que rezaram pela gente que rezem o triplo, por favor, que torçam o triplo. E a gente vai buscar grandes resultados - afirmou Cielo, de terno, ao lado de Nicholas Santos e Henrique Barbosa, em coletiva de imprensa em que não responderam perguntas de repórteres.

O painel da CBDA que decidiu pela advertência aos nadadores foi presidido por Eduardo de Rose e composto também pelos especialistas Sandra Soldan, Marcus Bernhoeft e Cláudio Cardone. A comissão considerou o histórico dos atletas e o regulamento da Federação Internacional de Natação, que prevê desde advertência até dois anos de suspensão.

A CBDA informou, em comunicado oficial, que os atletas "definiram com precisão como o diurético entrou no organismo, restando comprovado que não houve aumento dos seus desempenhos, fato que não ocorreu nesta competição."

Na tarde desta sexta, o nadador Cesar Cielo já havia divulgado uma nota oficial dando a sua versão sobre o fato de ter sido flagrado no exame antidoping. Cielo diz que o resultado foi "um fato isolado".

- Sempre fiz uso desse suplemento e nunca um controle feito anteriormente apresentou problema - diz o nadador em um trecho da nota.

O nadador lembra ainda que, só em 2011, já foi testado cinco vezes e que passa por exames periódicos por ser um dos atletas que integram o programa de rastreamento da Federação Internacional de Natação (Fina). Neste programa, Cielo é obrigado a informar a entidade sobre todos os deslocamentos, já que pode ser testado a qualquer momento.

Cielo diz ainda que "acredita que todo mérito de um atleta seja resultado de muito treino, dedicação e seriedade. Tenho a convicção de que todos os resultados que conquistei na minha carreira sigam esses pilares".

No Troféu Maria Lenk, em maio, Cielo nadou pelo Flamengo e conquistou cinco ouros (50m livre, 50m borboleta, 4x50m livre, 4x100m livre e 4x100m medley) e uma prata (100m livre). Também nadadores do Flamengo, Nicholas Santos levou três ouros (4x50m livre, 4x100m livre e 4x100m medley), uma prata (50m borboleta) e um bronze (50m livre) e Henrique Barbosa, um ouro (4x100m medley) e um bronze (200m peito). Nadador do Minas Tênis, Vinícius Waked conquistou quatro bronzes (200m livre, 4x50m livre, 4x100m livre e 4x100m medley).

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.