domingo, 26 de junho de 2011

Dependentes químicos são acompanhados no CAPS para Álcool e Drogas


O Dia Internacional de Combate às Drogas é neste domingo (26 de junho). A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), administra um trabalho de destaque no Centro Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPS AD). Ele funciona oficialmente desde dezembro de 2010 e conta atualmente com aproximadamente 350 cadastrados. Mensalmente são realizados mais de 100 atendimentos de psicoterapia, assistência social e enfermagem.

O CAPS AD é um dispositivo de política pública nacional para tratar de pessoas que apresentam qualquer tipo de dependência química. “O objetivo da iniciativa é evitar a internação e o isolamento social do dependente químico”, ressalta o coordenador municipal de Saúde Mental, Alessandro Caldonazo. O centro funciona através de consultas, serviço social, psicoterapia, acolhimento, além de oficinas e trabalho de articulação em parceria com outras entidades do município.
De acordo com o enfermeiro do CAPS AD de Varginha, Reinaldo Batista de Oliveira, a maior procura pelo serviço ainda são de pessoas usuárias de álcool. Ele explica que o local atende casos considerados graves e, depois do acompanhamento, os atendidos são encaminhados para a rede de atenção primária. “São resultados lentos, que precisam ser trabalhados detalhadamente”, explica. Reinaldo afirma que é notável a evolução dos pacientes com a redução do consumo de drogas e, pelo convívio social, os atendidos mudam a maneira de se relacionar.

Uma das atividades desenvolvidas pelos frequentadores do CAPS AD está a exibição de filmes temáticos. Na última quarta-feira (22) os assistidos assistiram o filme “O Vencedor”. Com o apoio da equipe, os pacientes discutiram o filme numa dinâmica de grupo relatando as suas próprias experiências. O longa americano trata da vida de um lutador de boxe que teve seu auge ao enfrentar o campeão mundial Sugar Ray Leonard em uma luta de boxe, colocando a pequena cidade de Lowell no mapa. Até hoje ele vive desta fama, apesar de ter desperdiçado a carreira devido às drogas.

O assistido do CAPS AD M.V.O.G., de 48 anos, faz o tratamento há 7 meses, com participação nas oficinais duas vezes por semana, e na psicoterapia, uma vez na semana. “Eu considero que melhorei 70%, mas vou continuar, pois só paro quando chegar a 100%”. O.B., de 46 anos, também participa das duas atividades há apenas três meses. “Sinto muita diferença, principalmente pelo acolhimento e a prontidão para ajudar do pessoal que trabalha aqui”. Os dois pacientes estão desempregados e procuraram o centro por causa do vício em bebidas alcoólicas.

A equipe do CAPS AD é formada por enfermeiro, assistente social e técnico em enfermagem. Um médico e um terapeuta ocupacional serão agregados ao grupo. Segundo o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli Carvalho, o tratamento ao dependente químico é uma preocupação constante e, por isso, “todos os necessitados têm o direito de procurar ajuda gratuitamente que serão recebidos e acompanhados pela equipe que está preparada para lidar com as diferentes situações”.

Qualquer pessoa que apresentar problemas ligados ao álcool e drogas podem se dirigir ao CAPS de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Ele fica localizado à Rua Maria Antonieta, 299, no bairro Bom Pastor. Todas as orientações e detalhes do serviço também podem ser adquiridos através do telefone 3690-8927.

Em Varginha
O município possui duas unidades do CAPS, uma direcionada aos usuários com transtornos mentais graves, localizado na Vila Paiva, e a outra para dependentes químicos, localizado no bairro Bom Pastor. “A cidade está pronta para atender os dois tipos de caso. É importante destacar que as duas unidades são atuantes, pois frequentemente realizam atividades expressivas, prova disso foi a Luta Antimanicomial promovida no mês de maio”, lembrou o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.

Vale Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.