quinta-feira, 21 de julho de 2011

CAS mantém advertência e libera Cielo para Mundial



POR PEDRO DE FIGUEIREDO

Xangai (China) - A Corte Arbitral do Esporte decidiu manter a decisão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) de apenas advertir Cesar Cielo, Henrique Barbosa e Nicholas Santos pelo teste positivo para a substância furosemida na urina dos atletas. No entanto, o tribunal decidiu também suspender Vinícius Waked por um ano, acatando a apelação da Federação Internacional de Natação (FINA), já que o atleta é reincidente.

A decisão foi divulgada no site do CAS por volta das 6h57 desta quinta-feira, horário de Brasilia. A FINA havia recomendado três meses de suspensão para os nadadores e um ano para Waked. Segundo a nota oficial divulgada pelo CAS, a opção pela advertência foi tomada já que "os atletas explicaram que a furosemida foi originada da contaminação de um complemento alimentar à base de cafeína, que eles utilizam regularmente com prescrição médica", diz no comunicado.

O julgamento ocorrido na quarta-feira durou cerca de seis horas. Além dos nadadores, estiveram presentes como testemunhas o presidente da CBDA, Coarcay Nunes, o superintendente técnico de natação, Ricardo de Moura, e Sandra Soldan, diretora de controle antidoping.

Como alguns sites especializados de natação já haviam antecipado antes do julgamento, os advogados de defesa estavam confiantes na manutenção da decisão da CBDA. Eles teriam apontado "erros técnicos" na apelação da FINA. Pode ter pesado também na decisão da Corte o fato da pena definida pela CBDA, a advertência, ter tido como um de seus julgadores o doutor Edurado de Rose, membro da Agência Internacional de Controle AntiDoping e referência internacional no assunto.

Segundo fontes ouvidas por O DIA Online, Cielo tem treinado normalmente e estava confiante em uma decisão positiva do CAS. Agora, ele é esperança do Brasil para muitas medalhas na competição de natação do Mundial de Xangai.

O DIA ONLINE

Um comentário:

Verbratec© Desktop.