quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Alívio para os pais nas praias do Rio

Sérgio, 2 anos, no colo do padrinho Francisco, experimenta pulseirinha Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

Começa a ser testado amanhã sistema para evitar que os pequenos se percam. Pulseirinhas terão nome e telefone

Rio - Um sistema para facilitar a localização de crianças perdidas nas praias cariocas começa a ser testado amanhã. Até o dia 23 de março, os postos de salvamento vão distribuir pulseiras impermeáveis para os pequenos com o nome e telefone dos responsáveis. Em um primeiro momento, a ação será realizada nos fins de semana e feriados nas praias do Arpoador, Ipanema e Leblon.
Para ter acesso ao serviço, que é gratuito, basta os pais apresentarem um documento de identidade. Cada posto de salvamento terá bandeira com determinada cor, e a pulseira entregue à criança seguirá o mesmo tom. Caso o menor se perca, deverá procurar a unidade que tenha a coloração do acessório em seu pulso. Ele aguardará dentro do posto enquanto sua família é contactada.
“Vemos muitas crianças se perderem nas praias e também a dificuldade dos pais em localizá-las. Sem falar que muitas pessoas, quando encontram uma criança perdida, não sabem para onde encaminhá-las. Com esse sistema, o processo de localização será mais rápido e eficiente, amenizando o desespero dos pais e dos filhos”, comenta João Marcello Barreto, vice-presidente da Orla Rio, concessionária que administra 27 postos de salvamento e 309 quiosques da cidade.
Na opinião do médico Francisco Dias, 27 anos, a iniciativa deve evitar muitos transtornos. “A ideia é interessante. A procura fica mais fácil, setorizando o ponto de encontro. E com a possibilidade de fazer o registro em vários postos, os banhistas não precisam esperar na fila”, ressalta Francisco. Ele costuma levar seu afilhado, Sérgio Luiz Gonçalves Leal, de 2 anos, para passear no calçadão.
O projeto, que em um primeiro momento funcionará entre os postos 7 e 12, ainda não tem data para ser expandido ao resto da cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.