segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Papai Noel recebe visitantes do mundo todo em sua casa na Lapônia



Na Lapônia, extremo norte da Finlândia, a temperatura hoje ficou em torno dos -14ºC. É lá que fica o endereço oficial do Papai Noel

Meio milhão de turistas fazem a mesma viagem todos os anos. Há três décadas a Lapônia foi declarada oficialmente a terra natal do Papai Noel. Tudo gira em torno da lenda do bom velhinho. A começar pelos meios de transporte. Os turistas têm a opção de andar em um snow mobil, um equipamento especialmente feito pra andar na neve.
São 30 quilômetros em cima do snow mobil, passando por paisagens deslumbrantes. Também é possível ver os cachorros, husky siberianos, que puxam os trenós. Diz a lenda que Papai Noel usava esse meio de transporte até trocar os cães pelas renas. Elas são adaptadas ao frio e fornecem carne, leite e, principalmente, transporte.
Em Santa-Village, a aldeia do Papai Noel, a primeira parada é em uma agência dos correios. Funcionários vestidos de duendes separam e leem um milhão e 200 mil cartas que chegam de 197 países, inclusive do Brasil.
Foi de crianças brasileiras que o Papai Noel recebeu a maior carta, com 300 metros e mais de 10 quilos.
Tina, a duende responsável pela correspondência em português, conta que levou uma semana pra ler a carta gigante, escrita por alunos de uma escola de Tubarão, em Santa Catarina. Segundo ela, a maioria das crianças brasileira não pede presentes pessoais. As crianças pedem que se cuide do meio ambiente.
A casa do Papai Noel fica na encosta de uma colina. Os turistas pagam o equivalente a R$ 50 para entrar. Depois de intermináveis minutos na fila, chega o esperado momento. A menininha espanhola mal consegue falar. Ela descreve a lista de presentes que espera ganhar no Natal.
Papai Noel diz que sua fábrica de brinquedos fica em um lugar secreto, de onde ouve todos pedidos das crianças e de onde observa se elas estão se comportando para merecer os presentes.
Há 30 anos este homem encarna a figura do bom velhinho. Recebe do governo da Lapônia uma ajuda de custo, mas garante que sua maior recompensa é alegrar as crianças e manter aceso o eterno espírito de Natal.



Jornal Floripa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.