quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Documentário da BBC lista espécies mais surpreendentes descobertas no século 21


Nos últimos dez anos cientistas descobriram cerca de 250 mil novas espécies e animais e plantas. Algumas foram mostradas em um documentário da BBC, como esta preguiça-anã (Bradypus pygmaeus) descoberta em uma ilha na costa do Panamá em 2001 (foto: L. Axelsson).


Nos últimos dez anos cientistas descobriram cerca de 250 mil novas espécies de animais e plantas.

O documentário da BBC, Decade of Discovery ("Década de Desberta", em tradução livre), relacionou as mais estranhas e surpreendentes espécies descobertas na primeira década do século 21.
Os documentaristas trabalharam em colaboração com a organização ambientalista Conservation International.
Entre as descobertas apresentadas está uma espécie de preguiça-anã (Bradypus pygmaeus), descoberta em uma ilha na costa do Panamá em 2001.
Outra espécie mostrada é a grande água-viva vermelha (Tiburonia granrojo), descoberta em 2003 a mais de 3 mil metros de profundidade no oceano Pacífico, que tem um metro de largura.

Este mussaranho elefante de cabeça cinza (Rhyncocyon udzungwensis) foi descoberto no Parque Nacional Uzungwa, da Tanzânia, em 2006, pelo cientista italiano Francesco Rovero (autor da foto) e é muito maior que os outros mussaranhos, quase do tamanho de um coelho.

Na África foi descoberta uma nova espécie de mamífero, o mussaranho elefante de cabeça cinza (Rhyncocyon udzungwensis). O animal foi descoberto no Parque Nacional Uzungwa, da Tanzânia, em 2006, pelo cientista italiano Francesco Rovero e é muito maior que os outros mussaranhos, quase do tamanho de um coelho.

O tubarão-bambu ou tubarão que anda foi descoberto na Indonésia em 2006. Apesar de poder nadar, caso seja necessário, geralmente ele utiliza suas nadadeiras peitorais para se mover entre os recifes de corais da região (foto: Gerry Allen/Conservation International).

O tubarão-bambu ou tubarão que anda foi descoberto na Indonésia em 2006. Apesar de poder nadar, caso seja necessário, geralmente ele utiliza suas nadadeiras peitorais para se mover entre os recifes de corais.
A lagartixa de Langkawi (Cyrtodactylus macrotuberculatus) foi descoberta em 2008 na costa noroeste da Malásia, pelo cientista Lee Grismer. O réptil usa sua visão de grande alcance para capturar suas presas durante a noite.

Esta planta gigante (Nepenthes palawanensis) foi descoberta em 2010 pelo cientista Stewart Mcpherson. A planta carnívora foi encontrada no topo de uma montanha na ilha de Palawan, nas Filipinas (foto: Stewart Mcpherson).

Além destes, a equipe de documentaristas também elegeu insetos e plantas como as espécies mais interessantes descobertas nos últimos dez anos.



BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.